Planejando sonhos: Como a Viva Assessoria ajuda casais a organizar o dia mais importante de suas vidas
Assessoria de Casamento 9 ago - 2018
Uma noiva recém-casada e profissional da área de Comunicação e Eventos, que enfrentou o desafio de conduzir os preparativos de seu casamento sem apoio profissional, decidiu empreender para atender a casais que buscam ter a festa dos sonhos sem dores de cabeça e surpresas desagradáveis. Assim surgiu a Viva Assessoria para Eventos, empresa com sede em Salvador que há quase dez anos vem ajudando casais a organizar a tão sonhada festa de casamento.
“Vivenciar na prática a organização de uma festa de casamento sem qualquer apoio profissional e assumir o ônus de não ter um planejamento adequado foram fundamentais para que eu percebesse o quanto uma Assessoria faz falta. O stress e os aborrecimentos foram inevitáveis. Embora tudo tenha dado certo no final, não dá para contar com a sorte na organização de um casamento, especialmente em um momento em que as festas adquiriram proporções de super produção – ainda que pequenos, os casamentos são eventos riquíssimos em detalhes. É uma única vez, não há chance para erros”, conta Viviam Matos, diretora da Viva.
“Não dá para contar com a sorte na organização de um casamento, especialmente em um momento em que as festas adquiriram proporções de super produção – ainda que pequenos, os casamentos são eventos riquíssimos em detalhes. É uma única vez, não há chance para erros.”
Por onde começar? Quais são os primeiros passos? Definir a data, escolher o local, levantar o orçamento disponível? Em meio a tantas informações, não é de se estranhar que os casais busquem um apoio profissional para tomar as decisões certas no tempo necessário e sem stress. Assessorar casais neste planejamento rumo a uma festa perfeita é a especialidade da Viva. A empresa acompanha os noivos desde as escolhas iniciais e elaboração do planejamento financeiro, até a contratação dos fornecedores e coordenação do dia do evento.
Otimizar os recursos disponíveis também é fundamental. Uma Assessoria bem preparada, por sua experiência, direciona os noivos às escolhas certas e orienta nos cortes de gastos que forem possíveis e necessários. Assim, tem-se a certeza de que todo o orçamento disponível será bem utilizado, garantindo uma festa divertida, confortável e, acima de tudo, viável financeiramente para o casal.
Assessoria Completa – Hoje a Viva é a única empresa do segmento em Salvador que atua exclusivamente com serviço de Assessoria Completa, ou seja, auxiliando os noivos desde as primeiras definições do evento até o dia da sua realização. Com isso, limitou o volume de eventos que realiza por ano, podendo se dedicar muito mais ao atendimento de cada cliente.
Na Assessoria Completa, a equipe auxilia o cliente em todo o período de preparativos e orienta todas as escolhas com base em um planejamento financeiro traçado logo nos primeiros contatos. Com esse acompanhamento especializado desde o começo, os casais chegam ao mês do casamento com a tranquilidade e a certeza de estarem com todos os detalhes em ordem e imunes a surpresas desagradáveis.
Viviam é formada em Jornalismo e Relações Públicas com especialização em Comunicação Empresarial. A bagagem acadêmica e profissional resultou em uma metodologia de trabalho desenvolvida especialmente para os casamentos, tendo como base conhecimentos técnicos da área de eventos corporativos. A empresa hoje dispõe de uma sistemática de trabalho, padrões e postura próprios, que se tornaram sua marca registrada no mercado. Em quase dez anos de trajetória, a empresa cresceu de forma notável e alcançou o posto de uma das melhores Assessorias de Eventos em Salvador.
No entanto, nem só de conhecimento técnico se faz uma boa Assessoria. São necessários uma boa dose de psicologia, conhecimento sobre o comportamento humano e jogo de cintura para lidar com questões familiares e inseguranças que surgem durante os preparativos para um casamento.
Além destas questões, um conhecimento global do mercado de eventos sociais e um excelente relacionamento com todos os fornecedores são imprescindíveis para evitar contratempos e desgastes. “O casamento é uma fase que deve ser tratada como única por todos os fornecedores envolvidos. A escolha das pessoas certas para a composição deste sonho deverá ter em vista o bom atendimento e o entendimento das expectativas do casal e da família, aliando-os ao orçamento previsto e minimizando os riscos que geram angústia e stress. O planejamento do casamento tem que ser vivido com intensidade e alegria por todos”, explica Viviam.
“O casamento é uma fase que deve ser tratada como única por todos os fornecedores envolvidos. A escolha das pessoas certas para a composição deste sonho deverá ter em vista o bom atendimento e o entendimento das expectativas do casal e da família, aliando-os ao orçamento previsto e minimizando os riscos que geram angústia e stress. O planejamento do casamento tem que ser vivido com intensidade e alegria por todos”.
Como tudo começou – A Viva Assessoria para Eventos surgiu em um momento em que a Assessoria de Casamento não era um serviço muito reconhecido no mercado baiano. Poucas empresas atuavam na área (algumas delas nem existem mais), mas a maioria das noivas contratava somente uma cerimonialista para conduzir os protocolos básicos de seu evento. Poucos eventos tinham a figura do Assessor/Coordenador e as noivas e famílias, muitas vezes, ficavam completamente sobrecarregadas com atribuições sobre as quais não tinham nenhum conhecimento ou domínio. Os fornecedores, sem a figura do Assessor, possuíam muito menos informações sobre a totalidade do evento e as atividades de cada um dos contratados nem sempre acontecia de maneira integrada.
Ao planejar a sua própria festa de casamento, Viviam, que há essa altura já era formada em Jornalismo e Relações Públicas, especialista em Comunicação Empresarial e já atuava com eventos corporativos, se deparou com necessidades não preenchidas durante a organização. Entre as principais delas, a falta de um planejamento financeiro estruturado para a festa, um acompanhamento especializado nas escolhas e contratações para se antecipar a imprevistos que sempre podem acontecer nos eventos e um suporte emocional durante esse período de bastante sobrecarga e afazeres.
Além disso, ao liderar grupos e comunidades de noivas e ao organizar encontros mensais entre noivas e fornecedores, se deparou com muitas angústias semelhantes às suas. Assim, após o seu casamento, decidiu unir a sua formação e experiência profissional a sua vivência pessoal enquanto noiva para organizar festas de casamento de forma profissional.
Decidiu, em 2009, começar como cerimonialista de outras empresas (entre as quais buffets e orquestras) para entender a fundo as particularidades de uma festa de casamento, mas o plano já era ir muito além. A ideia era oferecer um serviço de Assessoria para os eventos, no qual cuidaria de todos os detalhes da organização, e não apenas dos protocolos de cerimonial. Assim, criou a marca, que sofreu pequenas modificações até o dia de hoje, mas que permanece com a mesma essência: proporcionar segurança e tranquilidade aos clientes, mas sempre com muita energia e alegria por fazer parte de um momento tão especial. A palavra “Viva” tinha a missão de trazer essa mensagem.
Assim, a Viva entrava no mercado de Assessoria de Casamentos da Bahia para revolucionar e reinventar a forma de organizar as festas de casamento e também de se comunicar com os clientes. Daí em diante, a empresa só cresceu e conquistou uma posição de respeito e credibilidade entre os noivos e fornecedores.
Depois de muitos anos consolidada no mercado local, a Viva reposicionou-se como especialista em Destination Wedding, atraindo casais de todo o país, e até de outras partes do mundo, para casar no estado, especialmente na praia. Foi pioneira em trazer casais de outros estados para celebrar nos cenários da Bahia, liderando ações de fornecedores nesse sentido. Sem dúvidas, após essa iniciativa, o mercado baiano passou a receber muito mais casais de outras localidades, que acabaram descobrindo que não é um sonho impossível casar na Bahia.
Embora a demanda seja maior para a realização de casamentos, nem só de bodas vive a empresa. A Viva produz qualquer tipo de evento social, incluindo aniversários, batizados, chá-bar, entre outros.
Nova fase e projetos – Agora em 2018, a Viva, que não para de se reinventar, experimenta um novo momento e vem sendo completamente reestruturada. Os valores de respeito aos parceiros, sorriso no rosto e total comprometimento com o trabalho estão ainda mais visíveis. Hoje, a empresa que está exclusivamente sob o comando da sua fundadora, Viviam Matos, não para de fazer novos planos. Mais realizada e entusiasmada do que nunca, Viviam pretende estar cada vez mais presente e próxima dos parceiros e clientes.
Esse ano vem sendo ainda mais especial para a Viva, pois, desde abril, entrou em contagem regressiva para a comemoração de seus 10 anos, em março de 2019. A cada mês tem promovido pequenas ações nas redes sociais para contar a sua história e filosofia de trabalho. A ideia é dividir esse momento de festa com todos que acompanharam o crescimento da empresa. E as comemorações iniciaram com a divulgação da nova logomarca, que agora é oficialmente registrada.
Ainda este ano, como parte das comemorações, a Viva lançou um novo projeto, o Wedding Online, uma plataforma digital voltada para auxiliar novos empreendedores e também outros fornecedores do mercado com toda a bagagem e informações acumuladas ao longo destes dez anos. O projeto visa reunir a expertise da Viva no mercado de casamentos e relacionamento com noivos e noivas, bem como o knowhow nas áreas de Marketing e Comunicação em prol da qualificação do mercado. “Minha área de formação e todo esse conhecimento acumulado sem dúvidas nos ajudou de forma decisiva a alcançar o posicionamento atual da Viva no mercado. Além disso, lidamos diretamente com as noivas e com as contratações de todos os fornecedores do casamento, e conseguimos identificar com clareza as principais lacunas no atendimento e relacionamento das empresas com o cliente. Entendi que era hora de unir as duas coisas e oferecer conteúdo para pequenas empresas do segmento, que, por sua estrutura enxuta ou mesmo falta de afinidade com o Marketing, acabam pecando no atendimento”, conclui Viviam.
O projeto tem como objetivo maior contribuir para que o mercado de casamentos se profissionalize mais a cada dia e seja capaz de proporcionar momentos especiais para noivos e noivas. É uma maneira que a Viva encontrou de retribuir ao mercado pelas conquistas de todos esses anos e de partilhar os seus valores e trabalho, vividos no dia a dia.
Viva Assessoria para Eventos
Telefones: 71 3015.0305 | 98666.2413 | 98846.2413
E-mail: contato@vivacerimonial.com.br
Site: www.vivacerimonial.com.br
Instagram: @vivaassessoria
Facebook: /vivaassessoriaparaeventos