“Fiquei noiva, por onde começar?” Check list completo!
Fiquei noiva! Por onde começar? 11 out - 2018
Você acabou de ficar noiva, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, isso é super normal e por isso este post foi feito exatamente para você!
A preparação para o grande dia requer muita paciência e dedicação. Muitas noivinhas ficam confusas e perdidas, mas com esse check list que preparamos, tudo vai fluir muito melhor.
Foto: Pinterest
1.Definam o estilo:
Você e seu noivo devem juntos decidir qual será o estilo do casamento, o que mais combina com vocês. Vai ser a tradicional cerimônia na igreja, ou será numa praia, no campo ou sítio? A recepção será simples, uma mega festa ou um mini wedding? Encontrem o estilo ideal para vocês.
Foto: Pinterest
2.Definam o orçamento:
O orçamento é a parte principal de todos os preparativos. Discutam sobre o valor que querem e podem gastar. Vejam quanto cada um pode investir a partir do seu salário, se os pais vão ajudar, e se já tiverem uma poupança para o casamento, verifique o saldo. Tentem não fazerem dívidas para depois do casamento, uma das melhores opções é não começar a vida a dois com a renda comprometida, além do financiamento da casa, caso haja. O orçamento vai além da cerimônia e festa, deve estar incluso também o casamento no civil, lua de mel e a nova moradia.
3.Façam a lista de convidados:
Depois de definir o estilo e quanto será investido no casamento, é hora de fazer a primeira lista de convidados. Ela provavelmente será alterada várias vezes até o grande dia. Mas será muito importante ter uma noção do número de convidados, já que isso será o ponto chave para orçamento futuros.
Foto: Pinterest
4.Definam data e local:
Saber a média de convidados ajuda na escolha do local, pois o espaço tem que acomodar as pessoas confortavelmente.
Depois de definir a data, reservem a igreja ou o local da cerimônia e se necessário, o espaço para recepção.
5.Contratem uma assessoria:
A assessoria tem um papel muito importante em toda a preparação do casamento. Ela te ajudará a revisar o contrato, e caso o local que desejou não esteja disponível ou esteja fora do orçamento, ela terá outras opções. Além disso, ela será necessária para o planejamento do casamento, indicação de fornecedores e organização e execução de tudo no grande dia.
6.Solicitem orçamentos:
Comecem a solicitar os orçamentos para os fornecedores que vocês mais se identificam. Pesquisem bastante antes de fechar o contrato. É recomendado que vocês tenham pelo menos 3 orçamentos diferentes de fornecedores do mesmo segmento para que possam avaliar o custo benefício.
Priorizem os fornecedores que só fecham um evento por data. São eles os fotógrafos, filmagens e celebrantes. Esses contratos devem ser fechados primeiro.
Foto: Pinterest
7.Planilhas e checklist:
Para ajudar com todas as tarefas até o dia do casamento, é importante contar também com planilhas e checklist (além deste aqui, rs). Planilhas de convidados, orçamentos são essenciais e tem vários modelos no Pinterest!
8.Busquem referências e inspirações:
Criem uma pasta de inspirações e salvem tudo com o que se identificam: lembrancinhas, buquê, decoração, vestido. Mostrar essas referências para os fornecedores pode ajudar e muito no resultado final.
Foto: Pinterest.
Além de todas as dicas deste post, você pode acessar o nosso Guia de Fornecedores, e contar com profissionais selecionados que farão o melhor para o grande dia!