Noivei! E agora? Veja dicas para começar a organizar seu casamento em 2020
casamento 14 jan - 2020
Noivado é sinônimo de ‘borboletas no estômago’ para muita gente. E logo após receber o tão esperado pedido chega a fase da empolgação para resolver o mais rápido possível todos os preparativos para o grande dia.
Mas a oficialização da união ainda vai demorar algum tempo. Então, antes de tudo, respire e pense que ainda tem um tempo para você organizar e planejar cada detalhe do seu casamento neste ano.
Pensando em quem acabou de noivar e vai casar nos próximos meses de 2020 ou nos próximos anos, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento de elaboração da cerimônia e/ou festa. Vamos lá?
1 – Comece, aos poucos, a planejar
Existem muitos sites e perfis, como o Projeto Noivinha, que ajudam os noivos a organizarem seus casamentos. Comece pensando em possíveis datas e no porte da cerimônia e da festa (aliás, vai ter os dois?). Assim, você terá um norte sobre seu orçamento e começará a pesquisar fornecedores.
2 – Faça a lista de casamento
Mas já? Sim! Mesmo que ela não seja a definitiva, isso vai lhe ajudar a ter um norte sobre o tal porte da cerimônia. A quantidade de convidados é muito importante na etapa de pesquisa de preços com os fornecedores, pois esse número interfere diretamente no orçamento do grande dia. Quando você coloca os nomes no papel ou em uma planilha online, você consegue visualizar melhor as pessoas e acrescentar ou retirar nomes de forma mais fácil.
3 – Pesquise e comece a contratar fornecedores
Após decidir o porte do seu casamento e começar a lista de convidados, agora é a hora de pensar no conceito do evento e ir atrás dos fornecedores que melhor se encaixam nesse conceito. Para essa etapa, quem puder, o ideal é contratar uma assessoria de casamento. Muita gente contrata esse serviço antes mesmo de definir as coisas mais básicas. Isso porque a assessoria ajuda a te “guiar” na organização desse grande evento da sua vida. Assim que você começar os preparativos, serão realizadas algumas reuniões para discutir o estilo da sua festa. É neste momento que você deverá dizer a eles tudo que sempre sonhou e passar valor aproximado do que pretende gastar, o chamado budget.
A partir das informações obtidas nas reuniões, a assessoria começará a pesquisar os melhores fornecedores para o seu casamento. Cada empresa é especializada em um estilo, por isso, elas pesquisam e te apresentam somente os fornecedores que atendam às suas expectativas.
Quando estiver em contato com os fornecedores, aproveite para olhar sempre suas referências. Aqui no Projeto Noivinha, por exemplo, temos um Guia de Fornecedores que pode lhe ajudar. Apesar de, no geral, nem todos fornecedores fecharem contratos com tanto tempo de antecedência, é possível encontrar quem fecha. A grande vantagem de fechar antes é poder parcelar o pagamento e conseguir garantir um preço mais em conta em itens como espaço, buffet, foto e filmagem.
4 – Negocie a forma de pagamento
Algumas empresas prestadoras de serviço pedem uma porcentagem de entrada (20%, 30%). Mas, com antecedência, é possível negociar os valores com os fornecedores e até sugerir a opção de parcelamento total até o dia do casamento.
5 – Deguste até achar o melhor serviço
Esse momento é crucial. Afinal, o buffet vai oferecer as comidinhas aos noivos e aos convidados durante o evento. Após achar algumas empresas para o buffet, aproveite para degustar. Não tenha medo de dizer o que gostou ou não – afinal, é o seu grande dia e você está contratando aquele serviço, que precisa ter a cara do casal. Também dá para negociar o valor ou a forma de pagamento. E, lembre-se: Ninguém é obrigado a comprar um serviço que não gosta. Vá em 3, 8, 10, 15 fornecedores, mas contrate o melhor na sua opinião.
6 – Use o Pinterest
Dica de ouro! Quer guardar suas melhores referências para a sua decoração, vestido, buffet, penteado e mais? Use o Pinterest! Lá você pode guardar as fotos e postagens em pastas, favoritar suas preferidas e muito mais. É como uma caixinha de inspirações!
7 – Organize e guarde tudo
Se você não gosta de guardar tudo em uma pasta digitalizada no computador ou na nuvem, compre uma pasta sanfonada. Em qualquer um dos casos, aproveite para colocar algumas divisórias: Contratos, Noiva, Noivo, Lista, Tarefas, Festa, Orçamentos, Lua de Mel, etc.
8 – Aposte no DIY
Como já falamos aqui no Projeto Noivinha algumas vezes, as famosas ‘coisas feitas à mão’ estão bombando. Seja nas lembrancinhas, caderninhos para recado ou até em algum cantinho da sua festa, você pode apostar em itens únicos, feitos manualmente. O DIY é ótimo para economizar, mas nem tudo sai como o esperado! Não deu certo? Tenta de novo!
Alguma dúvida?
Com certeza até o grande dia ainda vão surgir muitas dúvidas e incertezas. Quer compartilhar alguma comigo? Mande nos comentários e/ou no nosso Instagram!