Estilo garden: Meire Chagas dá dicas para buffet e decoração de tirar o fôlego
Buffet e Decoração 13 fev - 2020

(Fotos: @ArteFotografia)
Os recém-casados Luana Vitório e Raphael sabem muito bem que, para ser feliz, não é preciso de muito – o importante mesmo é não fugir da essência. O único pedido que fizeram para empresária Meire Chagas, que trabalha desde 2014 com buffet e decoração de festas, foi que a decoração do casamento deles fosse bem alegre e leve, características que mostram direitinho alma do casal. Eles celebraram a união com uma cerimônia religiosa em igreja seguida de um festão, no Solar Santorini, espaço que alia conforto e sofisticação no bairro de Jaguaribe, em Salvador.
“Luana me disse que não queria se prender a cores e nem a algo tradicional. De tradicional, só queria a decoração da igreja, com flores brancas. Mas, na festa, ela queria transmitir alegria aos convidados. Também por isso, a noiva não quis se prender a tipos de flores e nem a um estilo específico”, resumiu Meire, que tem vasta experiência na organização e produção de festas de casamento, aniversários e eventos corporativos.
Pensando nas características dos pombinhos e nas conversas prévias que teve com eles, a decoradora conseguiu entregar buffet e decoração completos de tirar o fôlego. A decór do casamento trouxe uma proposta estilo garden, com cores e uma vibe tropical. “Levei uma decoração mais garden, valorizando os elementos naturais, e puxando um pouco de boho, com a mistura de elementos. Nas cores, a gente usou bastante coral, laranja e amarelo para trazer esse ar mais primaveril e feliz para a festa. Eles queriam que fosse algo leve para que as pessoas se sentissem à vontade”, conta Meire.
“Meu casamento foi um verdadeiro sonho: tudo como queríamos”, afirma Luana. Esse estilo de proposta, aliás, traz como resultado uma atmosfera alegre e aconchegante, que faz com que os protagonistas e convidados sintam como se fossem recepcionados na própria casa dos noivos.
Nesse estilo, móveis e objetos que remetam à sala de uma casa também são indispensáveis. Sofás, mesinhas de centro e tapetes podem – e devem – ser combinados com poltronas, pufes, almofadas, lustres e antiguidades. Flores e folhagens, é claro, predominam nesse tipo de decoração. “As flores são uma parte que absorve bastante do orçamento da decoração de eventos. Por isso, no casamento de Luana e Raphael, trabalhamos bastante as flores mais tradicionais, como rosas, lírios, astromélias, lisianthus, por uma questão de custo. Mas também trouxemos um pouco das flores exóticas, como as sementes de ligustro e de eucalipto. Teve rabo de gato e dedo de anjo. E, é claro, trabalhamos também as folhagens, com plantas como o capim chorão, que colocamos bem em evidência, e o eucalipto”, explica Meire.
Apesar de combinar muito com cerimônias ao ar livre em locais campestres, onde há muito verde, o estilo garden também pode ser executado muito bem pela noite. Afinal, muito mais do que unir decoração e paisagismo, a proposta busca traduzir um estilo de vida. “O estilo garden, que está predominando no momento, tem a ver com a busca – de modo geral – por uma qualidade de vida melhor e, consequentemente, querem que esse jeito mais natural seja transmitido no casamento. Está tudo muito interligado. As pessoas estão procurando por uma alimentação melhor, estão procurando não agredir tanto a natureza. E agora já dá para perceber essa movimentação se refletir nas decorações florais. Ou seja, isso tudo traz essa ideia de que a festa está integrada à natureza”, explica Meire.
Com isso, os noivos estão cada vez mais buscando festas que impactem menos o meio ambiente. “Isso resume um pouco da essência dos jovens e da turma que está casando hoje. Eles trazem essa preocupação com o futuro do planeta. Hoje, por exemplo, muitas pessoas me procuram para falar de buffets mais voltados para o veganismo, muitos também buscam usar produtos que agridem menos a natureza”, completa a empresária.
Buffet
Voltando ao casamento de Luana e Raphael, os pombinhos encomendaram para Meire doces, salgados volantes e uma mesa de antepastos completa. “A mesa de antepastos é fundamental num evento desse porte, principalmente no caso de eventos que não incluem jantar. A mesa de antepastos, com saladas, tortas e queijos, dá esse bom suporte em substituição ao jantar. No caso de eventos em que será servido um jantar, a mesa de antepasto pode funcionar como uma entrada”, comenta Meire. Nesse último caso, o chef ou responsável pelo buffet deve incluir mais opções de saladas, e reduzir a quantidade de tortas e queijos.