Casar de aparelho? Só que…
Beleza da Noiva 25 jul - 2018
Existem muitas noivinhas e noivinhos por aí com várias dúvidas acerca da estética. Se você usa aparelho dental, óculos ou qualquer outro acessório descrito por um médico, sabe o quanto é complicado desassociar o “estar errado” desse aparelho a um dia tão importante quanto o casamento.
Hoje, vamos falar sobre o uso de aparelho dental e o casamento e entender que não existe erro em usá-lo, muito pelo contrário: você é linda(o)! Vamos tentar não inclinar para nenhuma opinião, mas antes de darmos exemplos e explicarmos sobre alguns processos, pense no tratamento e na sua felicidade, nessa conta quem deve sair ganhando é você!
A fotógrafa Gül Kurtaran(Unsplash) fez um ensaio lindo com um casal meio fora da curva estética conhecida para casamento: ela(linda!!!) usa aparelho ortodôntico e ele usa óculos.
Usar aparelho no casamento é feio?
Sabemos que muitos noivos têm problemas ortodônticos e isso é normal. Socialmente falando, quase todo mundo já teve que ir ao dentista fazer um tratamento ou um procedimento médico(retirar o ciso que o diga!).
A ortodontia é uma arte que cuida de uma das expressões mais lindas do nosso ser e que tem como produto final o sorriso. Usar aparelho no casamento não classifica sua beleza como bonita ou feia, na verdade quem pode e deve medir isso é você! Muitos aparelhos feitos de porcelana e resina disfarçam o metal contido no material. Tá aí, uma boa dica!
Mas se ainda assim você ficar grilada e for uma noivinha que ama aparelhos coloridos, bom… seja criativa e tente combinar a cor empregada no buquê ou até mesmo no vestido. Mas algo certeiro mesmo é o branco já que normalmente usa-se muito o branco em casamentos.
E se eu quiser retirar o aparelho tem algum problema?
Bom, acredite que fazer a retirada do aparelho te trará alguns custos em espécie e em saúde bucal.
Como falamos acima, o aparelho odontológico faz parte de um tratamento, e assim como quando usamos remédios receitados não devemos interromper o tratamento sem orientação do médico, de igual forma com o nosso odontologista! Lemos várias matérias e vimos que é unânime quando se fala em retirar o aparelho e colocá-los depois: o paciente deverá arcar com o custo da retirada e, quando voltar a colocar, assumirá tanto o custo quanto o maior tempo de tratamento.
Mas não se assuste, de verdade. Há uma forma de contornar isso: converse com o seu dentista. Sim, é simples assim. Se você já tiver uma data para o casamento, mesmo antes de ter noivado ou se foi pedida em casamento, corre para o dentista e fale para ele. A depender do tempo você pode iniciar o tratamento após o casamento. Mas consulte-o, melhor do que nós, nessa área, é o seu profissional de confiança.
Quais são as alternativas?
Iniciar o processo com a ortodontia lingual e os aparelhos estéticos. Confira abaixo algumas dicas da Ana Tokus que é especialista em Radiologia, é mãe, esposa e Dentista.
“… os aparelhos estéticos e da ortodontia lingual. Os aparelhos estéticos são confeccionados em materiais mais discretos, praticamente incolores, a porcelana e a safira. Existe uma opção nacional que é um policarbonato, mas tem aspecto grosseiro e costuma quebrar com bastante frequência. Não recomendo. Os dois materiais, porcelana e safira, são porcelana, mas a safira é uma porcelana monocristalina, enquanto a porcelana é policristalina. A diferença está no método de produção das peças. A safira é mais resistente e translúcida. E mais cara também.
A ortodontia lingual resolve o problema das fotos: os braquetes são colados na parte de trás dos dentes, portanto, não aparecem. Mas, da mesma forma, a satisfação estética representa um custo. Esses aparelhos precisam de colagem indireta, o que demanda uma fase laboratorial no processo. Ainda, os braquetes podem atrapalhar um pouco a dicção da paciente. Ou não.”
Para ler a matéria completa clique aqui.
Após essa pauta de discussão, queremos trazer para vocês algumas fotos do ensaio pré-wedding e wedding da Gül Kurtaran com essa casal maravilhosos. Infelizmente não temos o nome deles, mas a beleza e simpatia nos conquistou!
E aí, você tiraria ou deixaria o aparelho?
Deixe seu comentário e não esqueça de nos seguir nas redes sociais!