Buquê cascata: clássico dos anos 90 está de volta e rouba a cena nos casamentos
Tendências 2020 9 dez - 2019
Figura carimbada nos casamentos dos anos 1990, os buquês cascata – ou cacho de uva, como também é conhecido – está de volta com tudo e promote chamar ainda mais atenção nas festas de casamento de 2020. Geralmente escolhido pelas noivas clássicas e cheias de estilo, esse tipo de arranjo com plantas e flores variadas é bastante elaborado e caracteriza-se por ter cerca de 45 cm e uma leve cauda mais comprida do que outros tipos.
Muito presente em casamentos formais e também nas mãos de várias famosas e influenciadoras digitais, o buquê cascata aparece muito combinando com vestidos de noiva princesa, e em festas cheias de glamour. Hoje as noivinhas costumam escolher buquês brancos ou em cores claras, como o amarelo pastel ou rosa e muitas folhagens misturadas, dando um ar mais leve e natural ao ramo. Em casamentos mais formais e tradicionais, as flores mais buscadas para o buquê cascata são as rosas brancas, mas nada impede das noivas escolherem plantas que combinam mais com sua personalidade e com o vestido.
A influenciadora digital Fabi Santina, por exemplo, deu o que falar ao escolher um buquê cascata de samambaia – sua planta preferida – no seu casamento com Leandro Munhós, no último dia 15 de novembro. Moderno e elegante, o arranjo deu um ar de sofisticação para o look da noiva e trouxe um ar leve para todo o ambiente do casamento. Para fazer a composição, Fabi incluiu folhas de eucalipto, suculentas, sementes e dracenas. A combinação ficou ainda mais charmosa com as madrinhas, que ganharam um buquê de samambaia desidratada em dourado.
Esse modelo de buquê também foi eternizado no casamento da Princesa Diana e, mais recentemente também foi usado por noivas famosas como a princesa Eugenie e a modelo e apresentadora brasileira Nicole Bahls.
Também gosta deste estilo de buquê, mas tem dúvidas? Respondemos os principais questionamentos sobre o modelo cascata para noivas.
O buquê de cascata é só para noivas altas?
Não. Dá para fazer um buquê cascata para noivas mais baixinhas, mas o ideal é que ele não seja tão grandioso ou volumoso – basta olhar o modelo utilizado pela princesa Eugenie (ela tem 1,65 m), que é bem mais delicado. O tamanho do buquê precisa estar de acordo com o tamanho da noiva.
Esse buquê é só para casamentos clássicos?
Não. Antes era comum essa associação entre casamentos clássicos e buquês cascatas. Mas hoje eles estão mais assimétricos, mais desconstruídos, trazendo esse estilo mais despojado. O formato mais mais simétrico é recomendado para vestidos mais clássicos.
Pode usar qualquer flor em um buquê cascata?
Sim. Mas algumas flores são mais usadas por conta do movimento do seu caule, que é alongado e ajuda a dar o tal ‘efeito cascata’. Algumas delas são a copo de leite, callas, orquídeas e tulipas. Caso a noiva opte por outros tipos de flor, menor ou com a haste curta, é usada uma técnica especial para utilizá-la, que se chama aramar.
Como combinar o buquê cascata com o vestido?
O mais importante é pensar na harmonia do buquê com o vestido escolhido. Se o vestido da noiva tiver muita informação, não é recomendado usar tantas texturas do buquê. Uma boa técnica é visualizar o vestido como um plano de fundo para o buquê. Para um vestido branco ou na paleta do off-white, vale colocar um pouco de verde para dar um destaque as flores. O buquê também tem muita relação com a personalidade da noiva.
Como carregar o buquê?
Tente segurar o arranjo firmemente, apoiando no ossinho lateral do quadril.