Como fazer um casamento sustentável? 10 tendências para seguir no grande dia
Casamento na praia 17 jul - 2020

(Foto: Pinterest)
Os casamentos sustentáveis, também conhecidos como ecoweddings, já eram uma tendência super em alta antes da pandemia. Agora, esse estilo de casamento deve se tornar ainda mais frequente na – ainda tão incerta – nova realidade.
Isso, é claro, tem a ver com vários fatores. Existe uma mudança de pensamento e de comportamento da sociedade perante o planeta – afinal, ter consciência ambiental é uma urgência hoje em dia; mas o pensar “verde”, ou seja, de forma sustentável, também pode ser sinônimo de economia. E, em um momento de crise como o que vivemos, cortes de custos podem ser comuns em alguns casos.

(Foto: São Paulo Fotografia/Divulgação)
Pensar no meio ambiente já não é um luxo reservado apenas para ativistas. É responsabilidade de todos incluir os três R’s da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – no dia a dia, inclusive no casamento. Esses três R’s estão incluídos nas diretrizes práticas para gestão de resíduos, consumo consciente e desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 21, espécie de plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) resultado da conferência Rio-92.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você tornar o seu casamento mais sustentável.
1 – Logística e transporte
Já pensou em fazer a cerimônia e a festa em um mesmo local? Claro que essa não é uma decisão tão simples, ainda mais se você sempre sonhou em casar em alguma igreja ou lugar específico. Mas cabe pensar nessa possibilidade para minimizar o uso de transporte pelos noivos e convidados e, consequentimente, reduzir a emissão de gás carbônico.

(Foto: Matheus Koelho/Divulgação)
Outra opção, pensando no transporte, é valorizar fornecedores locais. Isso porque, além de fortalecer os negócios menores e da sua região, você vai evitar o usso de de transporte para distâncias maiores. Essa iniciativa também faz com que seja menor a chance de imprevistos que acabam sendo mais complicados de se resolver à distância.
Ainda falando em logística, veja com seu/sua assessor(a), junto com o(a) decorador(a), a possibilidade de fazer uma gestão de fretes diferente para minimizar gastos com carretos vazios para o mesmo local.
2 – Lixo e descartáveis
Quando o assunto é festa, muita gente pensa logo em descartáveis – o que reduz o trabalho, mas prejudica, e muito, o meio ambiente, pois a decomposição de plástico demora milhares de anos. Para deixar seu casamento mais sustentável, evite ao máximo o uso de descartáveis.
Isso deve ser feito tanto na cozinha, quanto em guardanapos que acompanham drinks e canapés. Uma alternativa é usar guardanapos de tecidos.
Já pensando nos plásticos, combine com o bar de não usar canudos plásticos nos copos. Outros materiais como vidro, metal, bambu, e outros materiais fáceis de achar no mercado, são muito mais ecológicos.

Copos com nomes dos convidados para ser usado durante a festa e evitar descartes, desperdícios e ainda levar pra casa de lembrança (Foto: Colie Cowie Weddings)
Aproveite ainda para contratar uma equipe de limpeza que faça a separação de lixo reciclável, orgânico e inorgânico da sua festa. Se você for fazer coleta seletiva na festa, converse com seu buffet – garçons, limpeza e cozinheiros – sobre a possibilidade de deixar lixos seletivos na cozinha e no salão, em sacos biodegradáveis, e veja se tem como toda a equipe colaborar junto.
3 – Decoração
Quando o assunto é decoração, existem infinitas formas de trabalhar a sustentabilidade usando a criatividade, aproveitando ao máximo os recursos, transformando peças ou aproveitando sobras.
A principal dica é para que vocês aproveitem ou reformem móveis e enfeites que já existam. Priorize os móveis com madeira de demolição. Outra opção legal é fazer detalhes à mão. Que tal aprimorar suas habilidades na técnica DIY (Do It Yourself, faça você mesmo em português) para enfeites e detalhes da decoração?

Decoração com potinhos DIY e guardanapo de pano (Foto: Martha Stewar Weddings)
Para compor a decoração, vale apostar no tom a de verde-claro Neo Mint, eleito pela WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões, como a cor de 2020; e Classic Blue, número 19-4052, cor do ano pela Pantone, marca reconhecida mundialmente por seu sistema de cores.
“Como a Classic Blue e a Neo Mint são cores mais neutras, ficam bem tanto para os homens quanto para as mulheres. E ainda são cores que combinam com vários elementos da decoração. Podem ser usadas ainda na gravata, no buquê, nos vestidos das madrinhas”, garantiu a empresária e decoradora Meire Chagas, que trabalha desde 2014 com buffet e decoração de festas, em entrevista ao Projeto Noivinha.

(Fotos: Reprodução/Pinterest)
4 – Flores
Parte importante na decoração de festas e de casamentos, as flores devem ser uma preocupação do casal que busca fazer um evento mais sustentável. Isso porque, em quase todos os casos, as flores são descartadas após o fim do evento. Mesmo que sejam levadas pelos convidados, sua vida útil é bem curta que após o corte.

(Foto: Pinterest)

(Foto: KnotsVilla)
Especialistas em decoração acreditam que uma alternativa ecológica pode ser usar vasos plantados para ornamentar a decoração. “A esponja natural ainda é um material que a gente não conseguiu substituir. Mas já dá levar para a mesa de convidados e lounges os vasinhos com água, as plantas vivas. Essas, aliás, podem ser aproveitadas inclusive por familiares. Servem até como lembrança. As suculentas estão sendo muito usadas para isso”, exemplifica a decoradora e empresária Meire Chavas.

(Foto: Pinterest)
Para quem está em dúvida de qual estilo de decoração adotar nos ecoweddings, boho-chic é uma opção interessante, diz Meire. O estilo descolado combina bastante com a proposta da natureza trazida pelas cores-tendência. “Pode ser usado um tapete sobre o outro. Pode colocar um tapete mais neutro com outro estampado por cima, por exemplo. A mistura de peças combina muito bem. Pode apostar em peças com uma característica mais indiana. Use almofadas, mantas, cestarias, peças de louça e objetos que remetam a lugares que os noivos já viajaram. A proposta boho, mais intimista, permite isso. Tem muito significado e traz a alma dos noivos para a decoração”, defendeu Meire, em conversa com o Projeto Noivinha.

(Foto: Pinterest)
Caso queira usar as flores de corte, não deixe de dar outro destino para elas após o fim da festa. Existem projetos sociais que aceitam doações de flores de decoração para reutilizar em asilos e festas nos domingos. “A gente trabalha muitas flores de corte, mas também pode trazer plantas e plantinhas. Roseiras plantadas, bromélias e samambaias”, exemplifica Meire.

(Foto: Pinterest)
5 – Iluminação
Você sabia que dá para pensar no meio ambiente também na hora de decidir a iluminação? A dica principal é que você aproveite ao máximo a luz do dia e invista em lugares abertos. Além de darem um visual bonito e campestre para a cerimônia, eles colaboram com menos gasto de energia.
Também vale consultar seu fornecedor para saber quais equipamentos consomem menos energia, como as luzes de LED. Outra opção é usar velas em algumas áreas para a iluminação. Elas deixam o ambiente super romântico e charmoso.
Ainda para ambientes externos e estilo boho, o varal de lâmpadas também é uma forma econômica para decorar o seu casamento. Dê preferência às lâmpadas de LED, pois elas são mais econômicas e esquentam menos o ambiente.

(Foto: Pinterest)
6 – Moda e maquiagem
Apesar de estar nos sonhos de muitas noivinhas desde que elas são pequnas, os vestidos costumam não ser tão sustentáveis. Uma opção que pode contribuir para o meio ambiente é reformar o vestido de noiva de algum parente ou amiga.
Verifique com a possibilidade de aproveitar sobras de tecido que podem se transformar em vestidos para daminhas. Se você é apaixonada pela cultura local, pode fazer algo diferente: como encomentar de produtores locais e artesãos rendas e tecidos como linho. Veja alguns exemplos de vestidos sustentáveis abaixo.

(Fotos: Reprodução)
Também dá para reduzir o impacto ambiental através de escolhas simples relacionadas à maquiagem e ao penteado. Priorize produtos naturais, orgânicos, naturais e não testados em animais (veganos).
7 – Buffet e doces
Procure por buffets e empresas que possuam cardápios com pratos e bebidas feitos com ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos ou adubo químico. Reduzir o consumo de carne, inclusive, também vai contribuir para a sustentabilidade, já que a produção de carne envolve grande impacto ambiental, com muito gasto de água, energia e emissão de carbono.
Nessa vibe, é interessante também investir em frutas da estação, sem agrotóxicos, para compor a sobremesa. Para embalar os doces, esqueça as forminhas e o papel crepom. Eles podem ser servidos direto nas bandejas e potes.

(Foto: Divulgação)
Caso não seja possível, substitua por tecido (de preferência sobras de tecido ou reaproveitamento) ou papel orgânico. Essa medida, aliás, vai dar um ar muito mais sofisticado e personalizado ao seu bem-casado.

(Foto: Hugo Ruax)
Todas as embalagens do seu casamento podem ser substituídas por naturais feitas por artesãos, prataria ou em arranjos criativos feitos a partir de peças reutilizadas.

(Foto: Pinterest)
Quais as tendências para os casamentos pós covid-19? Especialistas especulam