Balanços, arcos, pêndulos e mais: Elementos interativos roubam a cena nos casamentos
Decoração 20 nov - 2019
Que tal usar e abusar de elementos que ao mesmo tempo em que funcionam como decoração servem para noivos e convidados interagir e tirar fotos nos casamentos? Essa é a proposta dos balanços, arcos, pêndulos, gangorras, entre outros arranjos e itens aéreos, que devem continuar em alta nos casamentos em 2020.
Como já antecipamos aqui no Projeto Noivinha, esses itens têm uma essência mais intimista e vão continuar bombando no próximo ano. Para usá-los, basta ser criativo(a) – afinal, eles funcionam tanto para mini weddings quanto para cerimônias maiores.
“O pêndulo é uma super tendência. Hoje a gente já está vendo muitos doces em gangorras e balanços, bolos suspensos, etc. Quando os noivinhos trazem elementos que as pessoas podem interagir, sentar, balançar, esses itens viram sensações na festa e saem daquela proposta batida da parede (backdrop). Hoje curtir e ‘viver’ o elemento é fundamental”, explica a empresária Meire Chagas, que tem vasta experiência na organização e produção de festas de casamento, aniversários e eventos corporativos.
De acordo com a especialista, os arranjos aéreos continuam em alta: “Não precisa ser algo gigante. Pode trazer vários arranjos pequenos, como luminárias, suspensório para o bolo. Dá para trabalhar e ser criativo com isso”.
Para os casais que apostam nos casamentos ao ar livre – seja no campo, na praia ou num jardim na cidade – uma boa opção pode ser usar um balanço bem rústico e romântico. Ele pode ser pendurado em uma árvore ou ao lado do altar da cerimônia pé na areia e traz um toque encantador à decoração do casamento.
Dá para usar desde os formatos mais simples – como os da infância – ou diferentes, como um arco, ou com produtos mais elaborados e modelos autênticos. O importante é que o item combine e esteja alinhado com a identidade visual do grande dia.
Os arcos também são uma boa pedida para fazer uma decoração de cair o queixo. Segundo Maria Pietroforte, da empresa Maria Pietroforte Decoração de festas, eles podem ser usados em qualquer ambiente, desde que haja uma harmonia com o todo. “Os arcos, em sua maioria, são revestidos de folhagens, galhos e flores – o que remete a natureza. Posto isso, quando usados em ambientes fechados, se forem totalmente revestidos de flores, o ideal é uma cenografia viva como pano de fundo (backdrop de folhagens, por exemplo)”, explica.
Os arcos funcionam bem tanto em ambientes externos como internos. “Pode ser usado no altar para formar a moldura dos noivos; também como ‘portal’ para entrada da noiva. Na festa, para compor o cenário da mesa do bolo e doces. Também é super usado como cenário para fotos e costuma fazer muito sucesso quando o assunto é a interação dos convidados”, sugere Maria.
Os elementos aqui citados, sobretudo balanços e gangorras, além de elementos de décor podem funcionar como apoio das lembrancinhas de casamento – deixando-as mais evidentes – ou até mesmo como suporte para doces. Ainda servem e ornam bem e dão um toque especição à festa quando usados como arranjos de flores ou com luminárias com velas em cima.
Pensando nessa tendência dos elementos interativos e aéreos, separamos algumas inspirações de como usar esses itens e deixar a decoração do seu grande dia arrasadora. Veja as referências e use sua criatividade!