CASAR.com: Confira as principais tendências de Casamento para 2020
Evento de Noivas 8 nov - 2019
O ‘grande dia’ está a cada mais entrando nos planos dos casais. Tanto que o número de casamentos tem crescido em torno de 6% ao ano no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em 2018, mais de 2 milhões de pessoas casaram no país – destas uniões, cerca de 65 mil aconteceram na Bahia.
Pensando nisso, o Casar.com trouxe pelo quarto ano consecutivo a Salvador a oportunidade de noivinhos e noivinhas conhecerem 50 dos principais fornecedores do mercado de casamento, possibilitando organizar cada passo – das alianças à lua de mel – além de ficar por dentro das principais novidades e tendências do mercado, principalmente para 2020.
O Projeto Noivinha foi conferir de perto o evento, o que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro na Casa Salvatore, e já entrou para o calendário de feiras do setor na Bahia. Para se ter uma ideia, o grupo estima movimentar em um ano R$ 20 milhões no mercado de casamento, entre evento, site e festas. Após conversar com fornecedores, organizadores e especialistas, mostramos especialmente para você as principais tendências do segmento. Continuam em alta a personalização em cada uma das etapas do casamento, além da interação com os elementos da festa, elementos aéreos, plantas sustentáveis e as cores coral e verde-menta clarinho (neo mint), eleita pela WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões, a aposta de 2020.
Confira abaixo as novas tendências nos casamentos e as que devem continuar nas festas do próximo ano.
• Mini wedding e destination wedding continuam em alta
Casais que amam viajar e não abrem mão de ter as pessoas queridas por perto continuarão apostando nos destination wedding em 2020. Já os que preferem algo mais intimista e aconchegante devem apostar no mini wedding. Pelo menos é o que defende Camila Piccini, CEO do Casar.com.
“Já está em alta faz tempo, há uns cinco ou seis anos, e continua de uma forma maior agora são os casamentos menores e mais intimistas (mini wedding) e os casamentos fora da suas cidades natais (destination wedding), porque estica para mais de um dia de festa. A pessoa troca uma noite mais luxuosa por dois ou três dias para estar com as pessoas que ela mais gosta”, explica Camila.
Para ela, seja qual for a escolha dos noivinhos, o importante é optar pelo estilo de festa que for mais a cara do casal. “É difícil falar de tendência no mercado de casamentos porque o dia do casamento é o sonho da noiva. Então não importa se nesse ano está na moda uma coisa. O que importa é ela realizar esse dia dela”, completa.
• Elementos interativos roubam a cena na decoração e buffet
Que tal colocar um elemento na festa em que tanto os noivos quanto os convidados possam interagir e tirar fotos? Essa é a proposta dos arcos, pêndulos, gangorras, entre outros arranjos e itens aéreos, que devem continuar em alta nos casamentosem 2020. Apesar de terem uma essência mais intimista, esses elementos podem também ser levados para um casamento maior.
“O pêndulo é uma super tendência. Hoje a gente já está vendo muitos doces em gangorras e balanços, bolos suspensos, etc. Quando os noivinhos trazem elementos que as pessoas podem interagir, sentar, balançar, esses itens viram sensações na festa e saem daquela proposta batida da parede (backdrop). Hoje curtir e ‘viver’ o elemento é fundamental”, explica a empresária Meire Chagas, que tem vasta experiência na organização e produção de festas de casamento, aniversários e eventos corporativos.
De acordo com a especialista, os arranjos aéreos continuam em alta: “Não precisa ser algo gigante. Pode trazer vários arranjos pequenos, como luminárias, suspensório para o bolo. Dá para trabalhar e ser criativo com isso”.
Quando o assunto é flores, Meire conta que a sustentabilidade continuará guiando os noivos. “Hoje a gente trabalha muitas flores de corte, mas também pode trazer plantas e plantinhas. Roseiras plantadas, bromélias e samambaias, por exemplo. O que está vindo de cor é o coral e o verde-menta”.
• Convites e identidade visual que contam a história do casal
O coral e o neo mint também devem invadir o universo dos convites em 2020, mas o que continua em alta nesse segmento é a personalização e o gosto dos noivinhos e noivinhas, garante Denise Lins, da Denise Lins Convites. “Nesse mundo não tem muito tendência. A tendência é o gosto de cada um e é o sonho. Não tem como eu botar azul se você gosta de vermelho”, exemplifica a especialista.
No caso de casamentos mais clássicos, Denise recomenda que os casais apostem no convite chanfrado, com papel em alta gramatura, lacre de cera, luva em vegetal e caligrafia em bico de pena, mais tradicional. “Já se você vai fazer um casamento na praia, pode usar as aquarelas e papel craft. É importante também quando o casamento é em outro destino que tenha um informativo para os convidados de como funciona a cidade e as recomendações”, diz.
Também continua em alta a tendência de adequar a identidade visual do convite ao restante da festa. É o caso de itens do menu e do banheiro, plaquinhas, etc.
• Fotos e filmes ainda mais personalizados
Quando o assunto é registrar o casamento através de vídeo e foto, a tendência continua sendo personalizar ao máximo o produto final. “A gente entende que cada casal é diferente e por isso cada proposta tem que ser diferente. Não existe um formato pré-definido de vídeo para cada casamento. Tentamostrazer a história de cada um do casal e deles juntos no filme”, explica Cristian Carvalho, representante da Azuz Filmes.
O mais importante é que os noivinhos e noivinhas se reconheçam e que as pessoas reconheçam eles nos registros. “A captação de imagens, então, não deve ser uma preocupação no grande dia. O mais importante é que noivinhos e noivinhas vivam intensamente aquele momento, com o máximo de espontaneidade possível”, afirma Carvalho. Ou seja, nada de imagens posadas e ensaiadas.
• Garrafinhas como presente e na pista de dança
A personalização também invade o mundo dos espumantes, garante Daniela Kairalla, representante da Chandon. “A depender do número de garrafas de Chandon compradas, a gente presenteia os noivos com garrafas personalizadas. Eles podem escolher entre as garrafas baby, que têm 137ml, ou uma garrafa grandona, de 3 litros. As menores a gente recomenda para presentear os padrinhos ou até para fazer uma invasão na pista – em distribuindo para os convidados em determinado momento da festa. Já a garrafa grandona é usada para fazer o brinde dos noivos”, explica.
Uma das opções de personalização das garrafas inclui a escolha de uma frase, que vem escrita no rótulo da garrafa. Também é possível personaliza-la com outras cores para além da tradicional, como rosa bebê ou verde neo mint, cor tendência de 2020. As ações fazem parte do programa Diga Sim com Chandon.
• Bem-Amados de sequilhos
Entre os produtos artesanais, como sequilhos, casadinhos, bem-amados e lembrancinhas comestíveis, a novidade é o bem-amado de sequilho, ideal para quem quer fugir do tradicional bem-casado. “Os bem-amados são lembranças feitas com sequilho diferentes do bem-casado, que é feito com um bolinho. A gente tem a versão mini e a tradicional, clássica, para lembranças”, explica Nani Aragão, da Sabores e Encantos. O item também pode ser coberto com a cor que os noivinhos escolherem e é bastante usado para presentear os padrinhos.
Os sequilhos continuarão em alta na mesa digestiva em 2020. Os mais recomendados em casamentos são Romeu e Julieta, Doce Amor e Canela. O salgado, que é de queijo, também é uma opção.