Projeto Noivinha
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Início
  • Categorias
    • Noivado
    • Casamento
    • Destination Wedding
    • Beleza da Noiva
    • Lua de Mel
  • Quem Somos
  • Contato

Celebrando o amor com alma e humor: uma conversa com o Celebrante Ricardo Luz

Celebrante 10 jun - 2025

0

Quando se fala em um casamento inesquecível, logo se pensa na emoção do momento, na beleza da cerimônia e na energia do casal. Mas, por trás de toda essa magia, há alguém que tem o poder de transformar votos e promessas em uma experiência única: o Celebrante. E, entre tantos profissionais, um nome se destaca por sua autenticidade, bom humor e sensibilidade: Ricardo Luz.

Para entender melhor esse talento que vem conquistando os corações dos casais de todo o Brasil, tivemos um papo exclusivo com Ricardo. Nesta entrevista, ele revela sua paixão pelo que faz, suas inspirações e o que torna seus rituais tão especiais. Prepare-se para mergulhar na essência de um celebrante que realmente ama o que faz!

Jéssica: Como tudo começou? Quando você decidiu se tornar celebrante de casamentos?

Ricardo Luz: Ah, foi algo muito natural e espontâneo. Sempre gostei de eventos, de conectar pessoas e de criar momentos exclusivos. Trabalhei 17 anos na hotelaria, mas havia uma vontade de algo mais próximo, mais emocional. Quando recebi o convite da Angel, em novembro de 2017, ela era uma noiva com quem eu já auxiliava na organização de um mini wedding no Hotel Via dos Corais, em Praia do Forte, onde eu gerenciava. Quando todos os fornecedores estavam definidos, ela lembrou que precisava de alguém para conduzir a cerimônia, além de precisar falar inglês. Após buscar esse profissional sem sucesso, foi inevitável dizer, “sim” ao convite dela para conduzir a cerimônia bilíngue, em português e inglês, com o noivo Marcelo.

Durante esse desafio, percebi o quanto tinha facilidade em transformar palavras em momentos especiais. Decidi embarcar de cabeça nesse universo de celebrações — Mas não foi uma decisão tomada da noite para o dia; foi uma paixão que cresceu e, hoje, virou minha profissão.

Jéssica: E o que te fez se apaixonar pelo seu trabalho?

Ricardo Luz: A magia de ver o brilho nos olhos de cada casal e as reações às minhas palavras. Seja através de sorrisos, olhares trocados ou lágrimas de emoção, essas reações são sempre muito especiais. Cada história é diferente, cada casal constroi uma trajetória que reflete suas personalidades e expectativas até o altar.

A possibilidade de fazer parte de um momento tão importante e especial na vida de alguém não tem preço. Além disso, adoro criar textos autorais que realmente reflitam a essência do casal. Presenciar esse dia tão especial — com sorrisos, alegria genuína — e depois ler os comentários positivos de cada casal é uma energia incrível que me motiva a continuar nessa nobre missão de ser o porta-voz do amor destes casais.

Jéssica: Que tipos de casais você costuma atender? E como consegue personalizar cada cerimônia?

Ricardo Luz: Trabalhamos com toda a diversidade, de várias gerações, estilos e crenças, seja para uma renovação de votos ou um casamento com ou sem registro civil. Mas o que nos diferencia é exatamente essa flexibilidade e criatividade.

Antes de tudo, gosto de conhecer os noivos, entender suas histórias, sonhos e valores. A partir dessa conexão, que muitas vezes começa com um bate-papo online despretensioso para fecharmos o contrato, começo uma imersão por meio de uma entrevista onde me enriqueço com os pontos de vista deles. Com isso, componho um texto autoral, feito sob medida, que combina leveza e dinamismo para o momento. Isso atrelado a minha oratória é uma ferramenta fundamental para tocar cada convidado, seja familiar ou amigo, presente na cerimônia. O objetivo é que cada celebração seja única.

E o resultado não poderia ser diferente: a satisfação dos casais, avaliada por meio dos inúmeros feedbacks que recebo logo após a cerimônia, e este é o melhor termômetro. Isso me motiva a seguir nesta nobre missão sempre superando as expectativas de meus clientes.

Jéssica: Muita gente pensa que o papel do celebrante é apenas chegar, falar algumas palavras e pronto. Mas, pelo que você conta, há uma arte por trás disso.

Ricardo Luz: Exatamente. Minha abordagem é bem diferente disso. Meu objetivo é criar uma conexão emocional verdadeira. Como faço isso? Investindo na preparação, estudando o perfil do casal, escolhendo palavras que tenham significado para eles. A cerimônia deve refletir quem eles são, suas personalidades, suas histórias, os desafios de uma relação a dois em busca do equilíbrio, paz e prosperidade. E, claro, com muito humor e leveza, porque casamento também é alegria.

Eles são os protagonistas naquele breve instante do rito de passagem, eu me sinto verdadeiramente honrado pelo convite de estar ali presente junto a eles no altar sendo o porta-voz do seu amor!

Jéssica: Falando em humor, seu estilo é bastante descontraído. Como você incorpora isso nas cerimônias?

Ricardo Luz: Acho que o humor é uma ferramenta poderosa para tirar tensões, fazer as pessoas se soltarem e criarem memórias afetivas. Não gosto de cerimônias muito carregadas ou formais. Prefiro uma narrativa leve, que conecte as pessoas, as façam sorrir, até mesmo rir de si mesmas. É claro, sempre com respeito e delicadeza. Afinal, trata-se de um momento muito importante, e o humor deve estar ali para potencializar emoções, não para descaracterizar o momento.

Jéssica: Você tem alguma história marcante de um casamento que realizou que possa compartilhar?

Ricardo Luz: São muitas histórias, mas uma que me marcou foi a  100º cerimônia de casamento e desta vez ao nascer do sol. Os noivos, um casal de mineiros a Tamiris e o Ramires muito simpáticos e descontraídos. Estávamos descalços na areia e apenas seus pais como testemunhas. Assim que a luz do primeiro raio de sol brilhou dei início a cerimônia. Houve ainda o ritual das areias com os grãos da praia que foi o palco desta união. Ao final, a linda Lara, filha do noivo, conduziu as alianças até o altar. Ver a emoção de todos os presentes compartilhando o amor de uma forma tão criativa foi incrível. É esse tipo de experiência que faz valer a pena o trabalho!

Jéssica: E como você lida com diferentes crenças e tradições?

Ricardo Luz: Com muito respeito. Cada casal tem sua história, religião ou tradição. Meu papel é adaptar a cerimônia para que ela seja inclusiva e verdadeira às expectativas deles. Nunca imponho um modelo único, pelo contrário, busco integrar não deixando de lado a importância da espiritualidade e fé, de nós seres humanos para tenha um significado para os noivos, seja uma citação bíblica, uma reflexão espírita sempre sobre a união, Muitas vezes os casais pedem uma bênção final com um oração envolvendo todos os presentes. O que conduzo com muito prazer! É um momento de muita energia onde todos costumam erguer a mão abençoando aquela união. O mais importante é que eles se sintam confortáveis e fiéis ao seu jeito de celebrar o amor.

Jéssica: O que você diria para os noivos que estão pensando em contratar um celebrante?

Ricardo Luz: Que escolham alguém que consiga captar a essência do relacionamento deles e que transforme esse momento em uma memória inesquecível. O celebrante não é só uma pessoa que fala algumas palavras, é alguém que ajuda a criar emoções e que irá marcar esse dia para sempre! Não deixem esta responsabilidade na mão de um convidado ou padrinho do casamento, pois muitas vezes essa pessoa não vai conseguir dizer não, muitos em cima da hora desistem desta função. Já aconteceu inúmeras vezes comigo, mas nem sempre tenho disponibilidade e pode ser tarde demais para encontrar o profissional, para conduzir a sua cerimônia. Já pensou na frustração do casal em deixar para qualquer um esta responsabilidade? Portanto busquem alguém que tenha afinidade, que seja sincero, criativo e que tenha uma paixão genuína pelo que faz. E, claro, quem faça vocês se sentirem únicos e especiais.

Jéssica: Por fim, qual a sua mensagem para todas as pessoas apaixonadas que estão prestes a dizer ‘sim’ no altar?

Ricardo Luz: Que cada história de amor seja celebrada do jeito que ela merece. Que a cerimônia seja uma expressão verdadeira de vocês, repleta de emoções, risos e lágrimas de felicidade. E lembrem-se: o casamento é um rito de passagem, uma jornada, não só aquele instante no altar. Essa caminhada deve começar rodeada de amor e respeito, uma cerimônia bem conduzida ficará em suas memórias para sempre.

Afinal, celebrar o amor é a minha missão e essência!

Casal Tamires e Ramires
Fotos: Flávia Beatriz Fernandes

Mais informações
Instagram: @celebrante.ricardoluz
Contato: (71) 9 9983-4190

Tags:
  • celebrantedecasamento
  • celebrantedecasamentoemsalvador
  • celebrantedecasamentonabahia
Compartilhe!
Você também pode Gostar
  • Celebrante
    Em um dia repleto de amor e significado, cada palavra conta
  • Celebrante
    Conheça Gilberto Vitória, O Celebrante das Estrelas
  • Assessoria de Casamento Celebrante Celebrante de Casamento Celebrantes
    Amigos, parentes ou um profissional? A gente te ajuda a escolher quem vai celebrar seu casamento
  • Alianças Assessoria de Casamento Bar Bebidas Beleza da Noiva Beleza do noivo Bem-casados Buffet Buffet e Decoração casamento Casamento ao ar livre Casamento Civil Casamentos na Bahia Casamentos Reais Celebrante Celebrante de Casamento Chá de Lingerie Convites e Papelaria Decoração Evento de Noivas Eventos de Casamento Eventos de Noivas Lembranças Lista de Convidados Orçamento do Casamento Organização do Casamento Vestido de Noiva
    Evento para as Noivas de Salvador-Ba
  • Assessoria de Casamento casamento Casamento ao ar livre Casamento Civil Casamento Coletivo Casamento das Blogueiras Casamento na Crise Casamento na praia Casamento no campo Casamento sem Crise Casamento Temático Casamentos na Bahia Casamentos Reais Celebrante Celebrante Fabricio Simões Celebrantes
    Não são só palavras: celebrante Fabrício Simões.
  • Casamento ao ar livre Casamento Civil Casamento Coletivo Casamento das Blogueiras Casamento na Crise Casamento na praia Casamento no campo Casamento sem Crise Casamento Temático Casamentos na Bahia Casamentos Reais Celebrante Sim Cerimônias
    O amor é o que nos conecta: Sim Cerimônias.
  • Casamento ao ar livre Casamento Civil Casamento Coletivo Casamento na praia Casamento no campo Casamento sem Crise Casamentos na Bahia Casamentos Reais Celebrante Celebrante Fabricio Simões Celebrantes Coach para Noivas Sem categoria
    Amor: celebre-o.
  • Celebrante
    Conheça os Rituais Não Tradicionais pela SIM Cerimônias

Comentários 0

deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

+ Comentados
8 Conheça a maquiadora e penteadista Andressa Barbosa
5 Eu disse SIM!
4 Casamento Gabriela & Igor
2 VOU ME CASAR NA VILA DA SANTA

Facebook

/PROJETONOIVINHA

Instagram

Siga @projetonoivinha
Enterprise
  • Início
  • Quem Somos
Cadastre seu e-mail
Cadastre seu e-mail
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Projeto Noivinha © 2016