Conheça os Rituais Não Tradicionais pela SIM Cerimônias
Celebrante 30 jun - 2018
A cerimônia pode conter rituais tradicionais, como benção familiar das alianças e a troca de votos e das alianças. Mesmo sendo tradicionais, estes rituais podem (e devem!) ser recriados de maneira a ter mais significado para o casal. Já os rituais alternativos estão se tornando cada vez mais populares nas cerimônias de casamentos. Cada um possui uma simbologia própria com a qual o casal pode se identificar mais. É possível ainda recriar cada um destes rituais de maneira a adaptar melhor à história do casal.Os rituais alternativos mais conhecidos são:
Ritual das areias. É um ritual que simboliza transformação. Dois potes de areias simbolizam a trajetória de vida de cada um do casal. Cada grão de areia representa uma experiência, uma lágrima, um sorriso, um frio na barriga, um medo, uma esperança. Ao juntar o conteúdo dos dois potes num pote só, fica impossível separar novamente cada grão de volta ao seu pote original, individual. Da mesma forma, a partir daquele momento, cada um do casal passa a se identificar no outro, criando uma única unidade de afeto e carinho.
- (Foto: easywedding.com)
Ritual das velas.
- Simboliza a união duas famílias. Duas velas acesas representam a família de cada um do casal. Quando as chamas se aproximam se tornam uma só. Assim, mesmo que existam duas velas, duas famílias, a chama se torna única a partir daquele momento, pois uma nova família se constituirá naquele momento.
Ritual das águas. Em várias culturas a água simboliza pureza. Os noivos lavarem suas mão com água pura representa a promessa de transparência um com o outro e a purificação de suas mãos, para receberem as alianças “de alma lavada”.
- (Foto: www.casaassuf.combr)
Ritual da caixa de vinho.
- Numa caixa com uma garrafa de vinho, noivos depositam seus votos. Padrinhos e familiares também depositam mensagens para os noivos. A caixa é fechada e é feita uma promessa de apenas abri-laem conjunto,após um determinado tempo estipulado ou quando o casal julgar necessário. O ritual de abrirem o vinho, tomarem em suas taças, trocarem as taças, lerem as mensagens e relerem seus votos pode, inclusive, fazer parte de uma renovação de votos!
- (Fotos: pinterest)
Ritual da árvore.
- Simboliza cuidado. No altar, haverá uma muda de árvore e um regador. Os noivos, ao regarem a muda, são lembrados de como devem cuidar do relacionamento e um do outro ao longo do tempo. A árvore, quando bem cuidada, gera frutos, oferece sombra e se torna morada para passarinhos construírem seus ninhos. Da mesma forma, o relacionamento quando bem cuidado gera o companheirismo, oferece paz e se torna porto seguro para o outro.
(Foto: Lauren Adair Photography)
Há ainda os rituais exclusivos, criados especialmente para aquele casal. São rituais que não são possíveis de serem reproduzidos ou reinterpretados em outras cerimônias devido à sua característica de serem completamente personalizados. Nestes rituais trazemos para a cerimônia elementos em que possamos de alguma forma materializar a personalidade e história do casal, de maneira que tenham uma simbologia própria.
( Foto: Memo Soul Fotografia; Cherry Pie Fotografia)
“É assim que a Sim Cerimônias trabalha: transformando o amor em palavras, recriando o tradicional e criando algo completamente novo para fazer nascer uma cerimônia única e inesquecível. Porque acreditamos que as palavras de amor tem poder!”
Mais informações: