Qual a diferença entre anel de noivado e aliança?
Alianças 11 set - 2024
Um dos principais anéis na vida de uma pessoa é o que mostra a união a dois. Sempre pensado com carinho, você irá carregar durante o tempo do relacionamento. Mas, qual a diferença entre anel de noivado e aliança?
Pois é, eles são diferentes e, como no Brasil não é costume usar o anel de noivado, as pessoas não sabem dizer muito sobre ele e, principalmente, quando deve ser usado ou qual a importância.
Por isso, vamos mostrar qual a diferença entre o anel e a aliança, uma joia que representam tanto para os casais!
Segundo a tradição, o pedido de noivado é feito com um anel bem diferente da aliança do casamento. Isso porque ele é um símbolo que mostra a promessa do casamento.
Em vários países, esse símbolo chegou a ser diferente do anel de noivado como é hoje em dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, os homens presenteavam as mulheres com dedais e depois se transformava em uma aliança.
Historiadores dizem que o anel de noivado surgiu em Roma, depois que o papa Inocêncio III determinou que houvesse um período de espera entre o pedido de casamento até o casamento em si, que é o noivado.
Para registrar este compromisso, os anéis sinalizavam este período.
Mas qual a diferença entre estes dois anéis? Sim, porque além da diferença de significado, eles também diferem no formato.
O anel de noivado é feito, geralmente, por uma linda pedra preciosa, um diamante ou outra pedra preciosa brilhante, em um aro de metal, na maioria das vezes prateado. Ele é, como chamamos, um anel solitário, com apenas uma pedra.
Já a aliança em si é feita basicamente de ouro e tem um formato de faixa, um pouco mais largo que o anel de noivado. Apesar de historicamente elas serem feitas apenas de ouro, com novos designers, a aliança pode ganhar uma pedra.
Dois pontos diferenciam um anel de noivado para a aliança e essa diferença não está no período que se usa e nem no formato, mas sim, em como usar esta joia.
Primeiramente, o anel de noivado é de uso exclusivo da mulher, sendo uma peça única para ela. É o homem que oferece a joia em sinal de compromisso.
Igual aos filmes românticos, quando o homem se ajoelha ou faz todo um jantar romântico em um restaurante para entregar o anel. Aquele anel é o de noivado.
A mulher deve usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, simbolizando o compromisso. Os dois, quando casados, usam a aliança no mesmo dedo.
No Brasil, muitas vezes os noivos usam a aliança do casamento durante o período de noivado, mas é no dedo anelar da mão direita. Depois, quando casados, passam para a mão esquerda.
Achou que a matéria te ajudou a entender melho?