Planejando o casamento? Confira os melhores tratamentos para deixar seu sorriso reluzente
Tratamentos Estéticos 30 jan - 2020
Mais do que objetos, itens de decoração e o buffet do ‘grande dia’ o sorriso do casal irá reluzir nas fotografias do casamento na mesma proporção dos trajes dos noivos. É através dos dois sorrisos que os convidados e os próprios noivos vão ver e transparecer a alegria ao dizer ‘sim’ a essa nova vida a dois. Pensando nos cuidados que os sorrisos merecem antes do casamento, o Projeto Noivinha lançou em novembro do ano passado a campanha #SorriaParaoGrandeDia, junto com a Blue Odontologia Moderna. A ideia é que noivinhos e noivinhas planejem seus sorrisos e procurem atendimento odontológico com antecedência – tudo para descobrir o potencial desses sorrisos.
Conversamos com o Dr. Gustavo Freitas, um dos sócios da Blue Odontologia – que é também especialista e mestre pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) – e o questionamos sobre as últimas tendências da área para quem busca melhorar o sorriso para um grande evento, como o casamento. “Na odontologia tem surgido várias tecnologias que permitem o planejamento de uma forma mais criteriosa em todos os casos, principalmente os que envolvem estética. As noivas são um público que geralmente procuram a estética em pouco tempo. De uma forma resumida, se elas querem algo mais em conta e que já dá um resultado legal, o ideal é fazer limpeza e clareamento dentário. Para esse branqueamento, a gente tem o laser para diminuir a sensibilidade”, explica o dentista, professor e designer de sorrisos.
O branqueamento dental é uma das principais alternativas para deixar os dentes com o aspecto mais saudável, mas deve ser planejado assim que os convites de casamento forem enviados – e sempre com um profissional, para que os resultados sejam satisfatórios e que não haja risco de que algo dê errado.
Já para os noivinhos e noivinhas que querem ter algo mais duradouro, porém mais oneroso, o ideal é apostar nas lentes de contato em cerâmica, que hoje já são produzidas em pouco tempo. “Antes, os tratamentos mais feitos principalmente pelas noivas eram limpeza e clareamento. Às vezes elas faziam uma restauração ou outra em resina composta, que era mais rápido. Não se pensava em algo com uma estética mais duradoura, como o que se chamava antes de faceta de cerâmica. Esse procedimento, aliás, era mais demorado, porque precisa que um laboratório confeccione essas lentes personalizadas para cada caso. Hoje, com as tecnologias de cerâmicas cada vez mais finas, temos as lentes de contato dental”, fala Freitas.

A RP e jornalista Gabriella Rocha Marcone, ex Miss Bahia/Vice Miss Brasil 2011, fez o tratamento dentário na Blue (Fotos: Reprodução/Instagram)

Raphael e Gabriella Marcone

Sorriso de Gabriella ornou perfeitamente com seu rosto e look escolhido para o ‘grande dia’

Gabriella Marcone e Dr. Gustavo Freitas (Foto: Reprodução/Instagram)
O grande diferencial dessa tecnologia é a espessura da cerâmica – antes era preciso desgastar uma espessura de 1,2 mm, para aplicar as cerâmicas. “Você substituía um esmalte escuro, por exemplo, por uma cerâmica, mas tinha que desgastar muito o dente, então pouca gente fazia. Hoje, com as lentes de contato, esse desgaste é bem menor: 0,3 mm é o suficiente para se fazer o tratamento com lente de contato de forma efetiva”, completa o especialista.
De acordo com Gustavo, essa mudança na espessura da lente tornou o tratamento uma grande tendência, inclusive entre as celebridades. “Isso foi uma grande mudança e que alguns especialistas consideram até reversível. É um tratamento de longa duração e que traz pouco dano ao dente. Mesmo fazendo as lentes de contato em porcelana e cerâmica odontológica, a gente ainda preserva bastante do esmalte dentário”, destaca.
Outra tendência que está dando o que falar nessa área odontológica é o avanço do fluxo digital , que permite com que clínicas como a Blue Odontologia Moderna aplique as lentes de contato em cerâmica em até três dias nos pacientes. “A gente é uma das poucas clínicas em Salvador que faz nesse prazo. Nesse caso, o custo é mais alto do que no de um clareamento e no de uma resina, porém a duração é muito maior. Isso porque as cerâmicas são materiais inertes quimicamente. Ou seja: não mudam de cor, não mancham, nem pigmentam com itens como vinho, café, etc”, explica o dentista, que coordena cursos de pós-graduação em lentes de contato dental, prótese dentária e implantodontia.
Diferencial que poucas pessoas utilizam hoje em dia, o planejamento digital do sorriso também é algo que eleva o patamar de qualquer clínica odontológica moderna: “Para o paciente ter a segurança do que a gente está planejando fazer, a equipe da Blue Odontologia Moderna mostra o resultado antes de sequer triscar na boca da pessoa. Através de fotografias e scanneamento da boca, a gente consegue fazer um planejamento do caso do paciente e apresentar isso através de fotos e/ou de um fotótipo em 3D”.