COMBATA A CALVÍCIE E A QUEDA DE CABELO COM TRATAMENTO DERMATOLÓGICO
Beleza da Noiva 26 jul - 2016
A calvície é uma condição que pode atingir pessoas de várias idades. Enquanto a incidência ou não da calvície é influenciada principalmente por questões genéticas e hereditárias, o tratamento para combater a queda de cabelo está ao alcance de todos. Duas das técnicas mais recomendadas por dermatologistas são a intradermoterapia capilar, um tratamento no qual são injetados no couro cabeludo substâncias capazes de estimular o bulbo capilar, e o laser fraxel, um laser de erbium capaz de promover o crescimento do bulbo capilar.
“Nem sempre a pessoa percebe logo no início que está sofrendo com a queda de cabelo. Na maior parte dos casos, a única coisa que chama atenção é a redução da densidade capilar (quantidade de fios que temos por centímetro quadrado do couro cabeludo), que geralmente indica o quanto o cabelo é fino ou grosso”, explica a dermatologista Marina Horne, especialista da clínica Osmilto Brandão.
Na calvície, o pelo vai afinando e diminuindo de tamanho (processo chamado miniaturização) até que ele finalmente cai. Se aquele bulbo ficar muito tempo sem cabelo, ele é eliminado pelo corpo, e a única forma de recuperação do cabelo naquele local é através do transplante capilar. “Por isso, é importante que as pessoas procurem ajuda ainda na fase inicial, assim, é possível recuperar a maior quantidade de bulbos capilares com melhor resposta ao tratamento”, relata a dermatologista.
A intradermoterapia e o laser fraxel estão disponíveis tanto para homens quanto para mulheres, e é recomendado para melhorar o aspecto do cabelo que está em queda ou para recuperar os bulbos capilares que ainda encontram-se viáveis. Enquanto a intradermoterapia consiste na aplicação diretamente no bulbo capilar de substâncias como minoxidil e finasterida, além de vitaminas que contribuem na recuperação do cabelo, o laser fraxel, como o próprio nome sugere, é uma técnica que aplica um laser com o objetivo de recuperar o bulbo capilar. “Frequentemente fazemos o fraxel associado à intradermoterapia com o objetivo de otimizar os resultados”, destaca a especialista.
Com sessões quinzenais, (no caso do laser, podem variar de 15 a 21 dias), ambos os tratamentos são praticamente indolores, e após o procedimento, o cabelo pode ser lavado normalmente, assim como qualquer atividade laborativa ou exercício físico podem ser mantidos sem restrições. As únicas contra indicações ao tratamento são mulheres grávidas ou com alergia a qualquer composto da fórmula para injeção.
O microagulhamento ou MMP é mais um tratamento disponível para queda de cabelo ou calvície. A técnica consiste de microagulhas que perfuram o couro cabeludo com o intuito de estimular o crescimento e reduzir a queda capilar. Realizado em sessões mensais, o microagulhamento é responsável por melhorar a circulação sanguínea e criar um estímulo inflamatório no local, o que também facilita a penetração de outros compostos utilizados na ativação da derme.