Noiva, gorda e linda! Veja inspirações de vestidos plus size
Casamentos Reais 9 jan - 2020
Há cerca de um ano, a atriz Carolina Dieckmann deu o que falar após fazer declarações preconceituosas no programa Altas Horas, da Globo. A artista fez generalizações, defendeu dietas restritivas e disse que ‘toda noiva quer emagrecer’. Falou ainda que mulheres ‘obesas’ não ficam ‘gatas’ de vestido de noiva e fez com que a hashtag #NoivaGordaSim ganhasse ainda mais força na web. A campanha, que chegou a ficar em alta no Twitter e no Instagram, até hoje é alimentada e serve de inspiração para muitas noivinhas que estão fora do padrão estético considerado ideal pela a sociedade.
Na ocasião, Carolina explicou que gostaria de casar de novo porque, quando oficializou a união com o marido, em 2007 , não se sentiu bem pois estava ‘obesa’. A atriz estava com seis meses de gravidez. “Quero ser uma noiva gata, emagrecer para ficar gata, viver a tensão de passar no vestido. Adoro casamento. E tenho uma história ótima. No meu segundo casamento eu estava uma obesa, eu estava com seis meses de gravidez. Havia engordado 20 quilos. Uma pessoa gorda, de branco, piorou tudo”, disse no programa.
Em seguida, Carolina perguntou para a plateia: “Toda noiva não tenta emagrecer? Não é? E não podia tentar emagrecer. Vocês entenderam, né gente? Para caber no vestido de noiva, de repente eu vou querer, não é? Coisa de mulher, ela sempre quer emagrecer alguma coisa, não é?”.
Mas o que ela não esperava é que seus comentários gordofóbicos geraria uma movimentação intensa nas redes sociais, colaborando, inclusive, para a amplificação da campanha #NoivaGordaSim, que até hoje conta com fotos de noivas gordinhas e serve de referência para quem procura por moda plus size para o ‘grande dia’. Através da hashtag, ativistas body positive e internautas fazem questão de mostrar que não existe corpo certo para se casar e que o importante é estar bem, confortável e feliz.
“Enquanto a magreza for a única forma de se sentir bonita em um vestido de noiva, vão existir milhares de mulheres morrendo aos poucos de transtornos alimentares. Em pleno século XXI e a Carolina Dieckmann fazendo um desserviço em rede nacional”, disse uma usuária no Twitter.
“Quer dizer que só as noivas magras se sentem bem de vestido branco? O nome disso é gordofobia, não é?”, questionou outra. “Nossa, essa fala da Carolina Dieckmann sobre o casamento foi muito infeliz! Meninas gordinhas também ficam lindas de vestido de noiva”, escreveu outra internauta.
A dançarina Thais Carla, ex-ballet da Anitta, participou da campanha e ressaltou que não existe regra quando o assunto é o amor. “Eu tenho um sonho de ser noiva, mas não uma noiva magra, e sim uma noiva feliz, realizada e em paz comigo mesma!”, escreveu.
Pensando nas mulheres que querem se libertando dessa pressão para o ‘corpo perfeito’ e não querem se submeter a sondas, jejuns e dietas milagrosas para casar, o Projeto Noivinha separou algumas referências de vestidos de noiva plus size.
Vale lembrar que – mesmo mais da metade da população estando ‘acima do peso’, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) – as opções de looks para este público ainda são poucas e escassas. Na maioria dos casos, o jeito é procurar uma costureira ou um ateliê e mandar fazer o seu vestido do seu jeitinho. Aproveite e salve algumas inspirações!
Curtiu as referências? Aproveite para compartilhar com uma noivinha plus size que você conhece que precisa ler essa matéria!