Lista de presente: SOCORRO!
Casamento ao ar livre 1 ago - 2018
Quando o assunto é presentear ou ser presenteado todos ficamos com aquela insegurança.
Seja uma pessoa próxima ou mais distante, escolher um item que agrade é sempre difícil. Muitas pessoas inclusive se fazem perguntas como: será que eu gostaria de ganhar isso? Algumas vezes a resposta é sim, mas nem sempre o nosso gosto é o gosto do outro. Na maioria da vezes, não é!
Essa tarefa se torna um pouco mais difícil quando falamos de casamento. Esse assunto que é tão gostoso e polêmico traz um “q” de dúvida na lista, e quando há lista. As noivas, que normalmente a organizam, não sabem bem o que colocar. Têm medo desse item ficar muito cheio ou muito vazio, e para algumas, os itens a serem escolhidos também podem lhe tirar o sono, pois os valores também são variáveis.
Mas então, o que colocar na minha lista?
Photo by Hannah Olinger on Unsplash
A primeira coisa a se fazer antes de começar uma lista é definir a utilidade dos itens que estarão lá. Por exemplo, muitas mães acabam comprando várias coisas para os seus filhos, quando eles se tornam noivos, assim como familiares e amigos. Às vezes até nós mesmos passamos em algum lugar e vemos algo que é a nossa cara! Agora, imagina se você põe o mesmo item numa lista? Você pode ocupar um lugar que serviria para outra coisa.
Se a lista for geral, é interessante separar os ambientes da casa, as categorias que são normalmente utilizadas como “cama, mesa e banho” / “cozinha”/ “banheiro” / “decoração” / “home office” entre outros, mas sempre tomando cuidado para não encher os seus convidados de itens que muitas vezes são tão pessoais e específicos…
Abaixo trazemos um exemplo do “Planejando Meu Casamento” que acreditamos ser adequada, por categoria:
Cozinha
Fogão
Geladeira
Microondas
Grill elétrico
Torradeira
Sanduicheira
Panela elétrica
Liquidificador
Processador de alimentos
Mixer
Batedeira
Juicer
Espremedor de frutas
Chaleira elétrica
Cafeteira
Garrafa térmica
Bule
Jogo de formas e assadeiras
Jogo de panelas
Conjunto de copos e taças
Aparelho de jantar (um para o dia a dia e para ocasiões especiais)
Aparelho de chá e café
Jogo de sobremesa
Faqueiro (um para o dia a dia e para ocasiões especiais)
Jogo de facas
Tábua para queijos e frios
Tábua para carnes
Aparelho de fondue
Aparelho de raclette
Jogo para feijoada, sushi e outros pratos típicos
Balança para cozinha
Bandejas diversas
Fruteira
Saladeiras
Potes de mantimentos
Bombonière
Travessas refratárias
Jarra
Petisqueira
Porta-condimentos
Bar
Adega
Conjunto de vinho
Decanter
Kit caipirinha
Coqueleteira
Bandeja para bebidas
Taças de cristal
Balde de gelo
Apoio para copos e taças
Sala
TV
Home theater
Porta-retratos
Quadros e pôsteres
Vasos
Castiçais
Luminária
Objetos de decoração
Porta-chaves
Relógio
Ventilador
Aquecedor
Quarto
Cama e colchão
Despertador
Abajur
Quadros
Objetos de decoração
Banheiro
Secador de cabelo
Chapinha
Barbeador elétrico
Balança
Tapetes (para piso e chuveiro)
Conjunto para pia (porta-sabonete e porta-escova de dentes)
Lavanderia
Máquina lava e seca
Aspirador de pó
Ferro e tábua de passar roupa
Escada
Organizadores para produtos de limpeza
Observe que trocamos a cor de três itens que têm um contraste muito interessante de valores: Fogão – TV – Organizadores para produtos de limpeza.
Essa lista é geral, garanto que facilmente poderíamos inserir outros itens nela, mas se você não tem absolutamente nada para a sua casa, temos certeza que ela irá suprir 80% das necessidades que você terá.
Trouxemos o contraste, pois muitas noivas têm medo de pedir certos itens, por achar que eles são caros. Assim como existem variados tipos de produtos, existem também variados tipos de convidados. Existem os pais, padrinhos, familiares, parentela e amigos(e os amigos dos amigos do pet do seu amigo) que irão te prestigiar. Se você sabe, ou espera, que algum deles possa te entregar um presente de maior valor: ponha na lista! Mas se o seu casamento não é tão aberto assim, você pode arcar com o que precisa, e não acha que essa seja uma boa ideia: não ponha na lista.
Photo by freestocks.org on Unsplash
Outro ponto é: já moro junto, o que posso pedir e o que as pessoas vão achar?
Bom, se você tem uma casa subentende-se que há itens que já são utilizados no dia-a-dia e que o básico se encontra lá. Algumas peças, provavelmente, você não irá se desfazer. Mas uma dica: dê uma “geral” na sua casa antes de decidir! Veja o que serve e o que não serve. Consulte seu cônjuge e juntos decidam se devem se desfazer de algo ou se precisarão de algo. E saia do comum, isso também é válido aqui.
Se tem alguma parede ou área que vocês querem trocar a cor, coloquem o tipo e o tom da tinta lá. Já pensou em fazer um canto de descanso com rede? Pois é, ótimo presente! Conjunto de livros, quadros, porta-retratos ou materiais de trabalho também estão no mesmo caminho, se bem descritos.
brina-blum-612693-unsplash
Lista de casamento escrita ou em blogs / sites de lojas?
Atualmente está mais do que normal que as listas sejam direcionadas exatamente para a loja que os noivos desejam. Não há nada mais simples, útil e cômodo para os noivos. Acredite que, quanto melhor você orientar, menos erros receberá! E além do mais, nas listas digitais a pessoa pode realizar a compra só clicando no link. Mas olha, tente não deliberar um item para uma pessoa, deixe seus convidados à vontade para escolher o que melhor se adequa a realidade deles.
Sempre dê mais de uma opção de loja, com preços variantes, mas itens que te agradem. E deixe claro que são sugestões.
tim-gouw-68319-unsplash
E se eu não você não quiser presentes, mas dinheiro. Como pedir?
Receber dinheiro como presente de casamento não é algo estranho, sabia? As culturas orientais praticam as ofertas em seus ritos. Por exemplo, nos casamentos hebraicos as cerimônias contam com o momento das ofertas, onde os convidados abençoam os noivos com um valor que entenderem ser de prestígio para eles. Um valor confortado e que não é pré-estabelecido pelo casal. Afinal de contas, muitas pessoas diferentes lá estarão.
Se você quiser uma oferta específica, não é pecado! Estabeleça também, de forma singela. Coloque valores médios ao teto que você deseja e sempre, mas sempre, pense em quem está do outro lado.
Mas além de tudo que falamos há um item que não pode ser esquecido: agradecimento! Agradece a quem te presenteou, te honrou com o presente, mas mais do que isso: com a presença!
simon-maage-351417-unsplash
O Projeto Noivinha estará, no dia 18.08, no Primeiro Workshop para Noivas e Casadas, falando mais sobre esse tema. Não perca tempo e faça a sua inscrição!
Entre em contato através clicando aqui para saber mais.
Beijos e até lá!