Excelente materia. Conheço o decorador Jean Mota e ele é excepcional.
Estilo garden e boho, formas geométricas e tons quentes: veja as dicas do decorador Jean Mota para casamentos
Decoração 14 mar - 2020
Decorações totalmente integradas à natureza, que preservam a grandeza do local, trazendo flores, plantas, cores e muita luz estão super em alta nos casamentos. E essa é a verdadeira paixão do decorador Jean Mota, que atende em Salvador e em algumas cidades do interior da Bahia – a exemplo de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Camaçari, Linha verde, Amargosa e Lauro de Freitas – desde 2014.
Conversamos com o especialista que adora criar e planejar esses cenários personalizados e nos trouxe as principais tendências da área de decoração para os próximos meses. Já abre o bloco de notas e vai anotando suas dicas preferidas!
Garden, botânico e boho
De acordo com o especialista, elementos do estilos garden, botânico e boho são a principal referência da área nos próximos meses.
“Hoje os casamentos estão deixando de seguir os protocolos formais e passando mais a refletir a personalidade dos noivos, com tudo o que eles acham importante para o seu grande dia. As noivas também são influenciadas pelas tendências”, afirma Mota.
Sustentabilidade
Dentre as tendências em alta e que têm esse tom natural e sustentável – procurado por muitas noivinhas e noivinhos da nova geração – o decorador cita a utilização de árvores naturais e também de folhas secas e sementes em todo o floral desde a cerimônia até a festa de casamento. “Entre os mais utilizados são o capim dos pampas e as plumas – que, por sinal, eu amo! (risos)”, exemplifica Jean.
Ainda no quesito plantas, ele garante que a moda agora é usar plantas e flores em vasos. “É sustentável! Passou a fase em que só víamos arranjos no estilo bola, simétricos e com flores de corte. É uma tendência ecológica utilizar na decoração do casamento flores e plantas em vaso. Ao final da festa, inclusive, você pode dar de presente para os convidados decorarem suas casas e ainda reduz o volume de lixo”, pontua ele, que também é psicólogo.
Ver essa foto no Instagram
Formas geométricas
Outras ideias que já estava em alta em outros tipos de festa e agora estão começando a aparecer com mais frequência nos casamentos são as formas geométricas, com círculos e triângulos na decoração. “Podem e devem ser utilizados em altares e na decoração da festa. São uma ótima pedida para backdrops, ainda mais com um design floral – com plantas pintadas com tintas spray em cores dentro da paleta do casamento”, indica Mota.
Classic blue, tons terrosos e pasteis
E, por falar em paleta… Que o Classic Blue é a cor do ano de 2020 a gente já sabe, mas existem muitas outras cores que estão em alta, fala Jean. “Tons terrosos, quentes e tons pasteis deixam dão um toque a mais de romantismo às decorações. Dá pra usá-las ainda junto com macramês e itens em crochê (técnicas de tecelagem manual), trazem aconchego e a pegada do Boho”, explica.

Tons quentes e pasteis estão em alta
Para os casais mais descolados, o decorador conta que detalhes em neon também voltaram e trazem modernidade para a festa. “O neon está de volta e pode ser utilizado em frases de efeito e/ou para contar alguma curiosidade do casal”, fala.
Casamentos no fim de tarde
E, como já estamos vendo há alguns meses aqui no Projeto Noivinha, os casamentos que acontecem no final da tarde continuam em alta. “Chegaram para ficar e proporcionam decorações que se transformam com o cair da noite. É magico!”, observa Jean Mota. Para ele, os microweddings – festas para 50 ou 40 pessoas – também continuam com tudo: “Além de ser uma boa para quem está com o budget apertado, traz muita conexão com os convidados”.
E, já que estamos falando em conexão, é isso que Jean procura assim que faz o primeiro contato com os noivos. A ideia dele é contar a história do casal através de elementos que reflitam a personalidade dos noivos. Isso o baiano faz desde 2014, quando começou a trabalhar, de forma despretensiosa, com festas – universo o qual já era apaixonado há muito tempo.
“Sempre fui fascinado por esse mundo e hoje ele é parte de mim. Minha inspiração vem de viver a vida e da junção do carinho com aconchego , que vira amor. Comecei decorando os eventos dos amigos próximos, aniversários, batizados e formaturas. Quando me percebi apaixonado pela natureza, por cores, texturas e aromas , comecei a imaginar como esse mix de sentidos poderiam tocar corações. Oscasamentos começaram a chegar e foi amor à primeira vista. Me conectei de forma muito intima com a natureza, com as flores. E essa se tornou nossa especialidade: criar decorações e cenários personalizados que sejam a cara do cliente e que, de forma única, possam contar a história deles”, finaliza.