‘Fugiram para casar’: Deh Werneck e Rapha Pira fazem elopement wedding dos sonhos em Portugal
Casamento ao ar livre 21 jan - 2020
Já pensou em casar ou renovar votos fora, em uma cerimônia secreta e intimista, você e seu noivo(a), com poucos ou nenhum convidado? Essa foi a escolha da chef e influenciadora Deborah Werneck, vice-campeã do MasterChef 2017, que, para celebrar os sete anos de união com Raphael Pira, renovou os votos no dia 20 de novembro de 2019, no Pestana Palace, em Lisboa, Portugal.
As fotos da cerimônia foram liberadas pela fotógrafa Carol Ventriglia em seu site e estão dando o que falar nas redes sociais. Cheios de romantismo e inspirações, os cliques são um prato cheio para as noivinhas que buscam por referências que cruzam o clássico com o moderno.
Ver essa foto no Instagram
Deh e Rapha optaram pelo elopement wedding, ou casamento a dois – no qual os noivinhos ‘fogem’ para algum lugar distante ou fora da cidade onde vivem e casam-se ou renovam votos, geralmente sem avisar a família e amigos. O conceito envolve uma celebração somente com os ‘pombinhos’, celebrantes e equipe de videos e fotos.
Tendência ainda tímida no Brasil, o estilo de cerimônia tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente por evitar o ‘estresse’ das grandes festas e gerar menos gastos do que um evento de grande porte. “Para quem deseja realizar esse sonho de casar fora, o elopment wedding é uma excelente opção! É uma nova modalidade de celebrar o amor. Só os noivos celebrando o amor num momento especial e único!”, resume Deh.
Esse estilo de cerimônia, que acaba sendo um destination wedding também, combina bem com casais apaixonados, que querem uma cerimônia íntima e romântica; casais que já se casaram antes e querem renovar os votos; divorciados, que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais; ou casais que buscam um custo mais baixo. Afinal, sem convidados, a experiência acaba sendo intensa de celebração do amor e da cumplicidade.
No caso de Deborah e Raphael, o palco desse verdadeiro conto de fadas foi o luxuoso palacete Pestana Palace, restaurado do século XIX. A cerimônia foi realizada parte no ar livre e parte na área interna do hotel. Tudo foi organizado pela assessora de casamentos Adriana Alves, da Vem Casar em Portugal (@vemcasaremportugal).
Com direito a renda chantilly, perfeita para peças que pedem um toque de delicadeza e feminilidade, e botões bombê, o vestido da noiva foi feito sob medida pelo estilista Rafael Garroni. “Ele arrasou muito na criação. Meu sonho era um vestido com todos esses botões”, conta a recém-casada.
Os acessórios utilizados para compor o look, incluindo pente, brincos e sapatos, foram escolhidos a dedo pela noiva junto com a grife Etiquette (@etiquettebr), de Tati Benvenuto. “Ela fez um trabalho maravilhoso, e não somente em oferecer uma variedade de acessório, mas também de entender as características de cada pessoa e ter uma leitura imediata do que de fato vai cair bem e valorizar cada detalhe. Com certeza foi o dia que me senti mais linda em toda a minha vida”, elogia Deh.
O casal ainda passou alguns dias em terras lusitanas e aproveitou para fazer um ensaio fotográfico andando pelos cantinhos de Lisboa. Tudo para eternizar em imagens os azulejos, esquinas charmosas, portas lindas e as histórias que viveram nesses dias em Portugal.
E aí, o que acharam da renovação de votos de Deborah e Raphael? Me contem!
Confira ficha técnica completa com fornecedores desse elopement wedding dos sonhos:
Wedding Planner: @vemcasaremportugal
Espaço: @pestanapalace
Foto: @carolventrigliaphoto
Video: @arthurliins
Vestido: @atelierrafaelgarroni
Acessórios: @etiquettebr
Sapato noiva: @etiquettebr
Make & Hair: @anamakeuphairlisbon
Buque: @floristaodesejo
Decoração cerimônia: @floristaodesejo
Celebrante: @arena.do.tempo / @mdebarahona
Música: @sax_eric
Bolo: @gavea.sweet
Manicure: @queenslife_beauty_susanawerner
O que é Elopement Wedding?
‘Fugir para casar’. Em inglês, o termo “elope” quer dizer “fugir”, por isso essa proposta de casamento ganhou esta nomenclatura. A ideia é fazer um casamento somente com os noivos, celebrantes e equipe de videos e fotos, seja pela economia ou intimidade que o elopement wedding proporciona.
Vantagens
Os noivos não precisam se preocupar com grandes detalhes de uma festa grande com convidados, por exemplo. A ideia do elopement é fugir do ‘estresse’ e ter um momento a dois. A proposta permite aos noivos escolherem exatamente o que quiserem, sem amarras aos protocolos ou ao desejo de outra pessoa.
Por onde começar?
1 – Escolha um destino dos sonhos do casal
A seleção do lugar ideal para o casamento a dois vai depender bastante da história do casal. Onde se conheceram? Existe algum lugar que sempre quiseram ir juntos?
2 – Defina uma data
É preciso escolher com atenção a época do ano em que será feita a cerimônia e ficar de olho na previsão do tempo na data escolhida.
3 – Organize-se com antecedência
Quanto maior a antecedência, maior a chance de pesquisa de preço. Se optar por um destino internacional, faça o passaporte e verifique se é necessário visto para o país escolhido e escolha um hotel próximo da cerimônia.
4 – Contrate os profissionais envolvidos
As fotos e videos serão as lembranças mais importantes desse dia. Contrate um bom fotófrafo e videomaker para registrar todos os momentos com a melhor qualidade. Já o(a) celebrante vai dar o rumo para o seu casamento, proferindo palavras sabias e envolvidas de amor. Como não é algo religioso e regrado, você não precisa chamar um padre ou um pastor para esse momento.
5 – Converse com a família
O fato da família não participar desse dia pode gerar certo mal-estar. Converse com os parentes sobre o assunto e, se preferir, diga que apenas vão sair para renovar votos e registrar com videos e fotos este momento.