Dezembro é o mês perfeito para quem quer casar com clima quente e próximo das férias
casamento 3 dez - 2019
Maio pode até ser o mês das noivas, mas dezembro tem sido a escolha de muitos casais, que estão pensando no clima quente, dinheiro extra e proximidade das férias e festas que o último mês do ano oferece. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase dez anos o número de uniões segue um padrão: começa a crescer a partir de setembro e ultrapassa os 110 mil em dezembro.
Para muita gente, casar em dezembro é sinônimo de ter um dinheiro extra do décimo terceiro para ajudar nas despesas. Também é um fator considerado por noivinhos e noivinhas que escolhem essa data a proximidade do Natal e dos festejos de fim de ano. Assim, maior a probabilidade de aproveitar as férias coletivas. Mas também vale pensar que muitos dos seus amigos podem estar de férias, por isso o Save the Date com antecedência é fundamental.
Mais do que em qualquer outra época do ano, a antecedência e o planejamento devem ser pontos-chave na escolha dos fornecedores. Afinal, como final de ano tem muitas festas acontecendo, pode ser que as empresas já estejam com outros eventos no mesmo dia e os serviços estejam mais caros do que o normal. Por isso, planeje tudo com bastante folga. Para garantir os melhores produtos para o seu grande dia, consulte o nosso Guia de Fornecedores.
Outro ponto que deve ser considerado pelos casais é a temperatura. Com o Verão chegando, a escolha é quase uma garantia para uma comemoração calorosa. O mês é uma ótima escolha, então, para quem sonha em casar ao ar livre – seja em jardins e áreas externas, na praia ou no campo.
Levando isso em consideração, vale oferecer leques para os convidados. Há várias opções personalizadas no mercado e ainda dá para deixá-los com a a identidade visual do seu casamento. Outras dicas para deixar os convidados bem à vontade são apostar nas sombrinhas, água durante a cerimônia e até repelente, se o casamento for no campo.
Lembre-se: dezembro o Verão também traz chuvas no final do dia. Apesar das tempestades geralmente serem fortes e rápidas, escolha um lugar em que os convidados terão abrigo garantido caso chova.
No caso de festas que ocorrem em salão ou lugares fechados, verifique com antecedência se o ar condicionado dará conta do recado. Temperaturas elevadas demais são mega desconfortáveis não só para os convidados como para os próprios noivos.
O calor também pode interferir no seu cardápio. Aproveite para escolher um menu leve, diverso e refrescante. Ofereça sucos naturais, saladinhas e aposte nas massas com molhos mais sutis.
No âmbito do vestuário, a depender do local e estilo da festa, esse é o momento ideal para as noivas mais ousadas usarem vestidos curtos, com fendas ou decotes maiores. Os noivos, por sua vez, podem apostar em combinações mais frescas, como camisas sociais com suspensórios, deixando de lado os ternos.