Peças artesanais personalizadas e atendimento superexclusivo marcam nova fase da estilista Lethicia Bronstein
Vestido de Noiva 30 jul - 2024
Estilista revisita suas raÍzes – após 17 anos de uma carreira consolidada – reinventando-se em movimento, fruto de sua maturidade profissional e pessoal
Lethicia Bronstein é considerada uma das estilistas mais importantes do cenário fashion brasileiro há pelo menos 17 anos, quando sua carreira recebeu os merecidos holofotes no mundo da moda nacional. Inicialmente conhecida por seus vestidos feitos à mão para festas e noivas, a carioca chegou a dedicar-se a um segmento de moda casual, de 2016 a 2023, que fez bastante sucesso durante a pandemia, mas não exatamente alimentou sua paixão pelo ofício. Em 2024, Lethicia decidiu mudar o foco para se reconectar verdadeiramente ao que sempre a inspirou: a criação de peças exclusivas, sob medida. A ideia não é apenas reencontrar sua essência criativa, mas explorar um nicho de mercado em ascensão, formado por uma clientela específica e exigente, que valoriza o trabalho artesanal, a personalização e quer pagar por peças que duram gerações.
Seguindo tendência mundial, Lethicia Bronstein e equipe também mudam o atendimento na loja da Oscar Freire, em São Paulo, passando a receber as clientes de forma reservada, pessoal e olho no olho, com portas fechadas para a rua e somente com horário marcado.
A busca por autenticidade, exclusividade e uma conexão genuína com a marca é uma resposta direta ao desejo das consumidoras de serem reconhecidas como indivíduos, não apenas como números de vendas. Quando se compromete com um atendimento a “portas fechadas”, Lethicia vai além da simples confecção de um vestido, oferecendo uma experiência única com peças de características singulares e foco na modelagem impecável, sexy e moderna. Os clientes podem, muitas vezes, ter a chance de receber conselhos diretamente da designer, ajustando cada detalhe ao seu gosto pessoal e às suas preferências, o que torna a peça em obra de arte sob medida. “Num mundo cada vez mais digitalizado e impessoal, a gente quer estar perto, conhecer nossas clientes e fazer parte da vida delas”, adianta Lethicia, sobre a nova fase da marca.
Para o sucesso do formato, Lethicia precisou adotar e treinar um time de atendimento especial que compartilha e transmite seus valores e visões pessoais, mantendo assim a identidade da grife e também a representando fisicamente. Para ela, pós-pandemia as marcas de moda precisam investir em experiências, no intuito de inovar e criar conexões com as consumidoras, especialmente num momento social em que comprar peças novas acaba sendo um grande investimento, mesmo em lojas mais populares. “Eu gosto de criar peças que criem desejo nas pessoas. Uma peça que vai ser a coisa mais especial do seu guarda-roupa e não só mais uma roupa”, explica Bronstein.
Autoridade no universo dos casamentos, Lethicia também conta que sentiu o mercado, nos últimos anos, relevar a importância que um vestido de noiva carrega. “A proliferação de especialistas autoproclamados, impulsionados pelas redes sociais, tem banalizado a singularidade e a importância que uma peça dessas carrega, tanto em termos de significado, quanto de criação”, explica, adiantando que segue trabalhando firme no segmento.
O foco nos bordados e no desejo das pessoas por peças com mais brilho é mais uma de suas estratégias. O bordado oferece uma conexão tangível com a herança e a identidade cultural nacional e ao associar a técnica a pedrarias, Lethicia não apenas respeita essa tradição, mas também a eleva, criando algo único que já se destacou no mercado. Essa abordagem de combinar o tradicional com o inovador é exatamente o que a fez ficar tão conhecida no Brasil e no mundo.
Apesar de estar focada na volta do exclusivo, Lethicia conta que ainda não abriu mão de suas peças mais casuais, que seguem sendo vendidas na flagship Oscar Freire, lojas multimarcas especializadas espalhadas pelo país e também em seu site. No entanto, ela pretende seguir um caminho mais intuitivo para a linha, que ainda terá o DNA do handmade e da alta costura, priorizando sempre materiais de qualidade. “É uma linha para minhas clientes fiéis e para quem ainda não me conhece, mas não quero compromisso com data ou estações ao criá-la. Eu quero lançar coleções cápsulas para complementar o mix de festas que é o core da nossa exclusividade. É um casual, mas não deixa de ser especial, como tudo o que eu faço”, finaliza.
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