Dez dicas para o home office em tempos de quarentena
Dicas 25 mar - 2020
Com o avanço da transmissão da Covid-19 e do novo coronavírus pelo mundo e no Brasil, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos gestores governamentais é que os trabalhadores que puderem exerçam suas atividades de casa, como medida de isolamento. Trabalhar de home office, porém, é algo novo para muita gente e, é claro, pode trazer medo e algumas incertezas.
Pensando nisso, reunimos de dicas para ajudar na adaptação desse modelo de trabalho. Para montar essas dicas, nos inspiramos em recomendações do jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos Rafael Tourinho Raymundo, que é adepto do trabalho em casa desde 2016. “Dá para levar essa rotina com certa normalidade”, afirma. Confira abaixo.
1. Vista-se para o trabalho
Não precisa usar “roupa de sair” (vestir uma camiseta e calça de moletom, bem confortável também é uma opção). Mas, segundo Rafael, o que não pode é ficar de pijama o dia inteiro. Isso seria o mesmo que trabalhar na cama e atrapalha no andamento das demandas e até no seu humor.
2. Nada de trabalhar na cama
Nem no sofá da sala. Escolha um local da casa para fazer de ‘escritório’. Pode ser uma escrivaninha, a mesa da cozinha ou qualquer cômodo mais sossegado da casa. Essa é a melhor forma de se concentrar, separar os momentos e de seu cérebro entender que o cenário mudou e a folga chegou ao fim.
3. Evite distrações
Desligue a TV ou feche a porta de seu ‘escritório temporário’. Se você mora com mais pessoas, avise que está indisponível durante o expediente.
4. Não misture tarefas
Lavar a louça, estender roupa e fazer faxina são atividades para depois do trabalho. Faça de conta que você saiu para trabalhar e só volta no fim do dia, como aconteceria normalmente. Quando você mistura as coisas, pode perder o foco e ainda trabalhar mais do que o esperado.
5. Cuide da ergonomia
Nem todo mundo vai ter uma cadeira especial de escritório em casa, mas é importante escolher um assento acolchoado, com espaldar alto e apoio para os braços. “Sério, isso faz MUITA diferença para a saúde. Vale até usar uma almofadinha nas costas”, explica o jornalista.
6. Faça pausas
Nas firmas, é obrigatório tirar uma intrajornada. Então não deixe de fazê-la em casa também. Se levante para tomar um cafezinho, vá ao banheiro e, não menos importante, se comunique com os colegas de trabalho ao longo do dia. As paradas estratégicas são ideais para relaxar e espairecer a mente por alguns minutos.
7. Siga o cronograma
Leve sua rotina como você sempre fez. “A maioria dos clientes, colegas e fornecedores está disponível em horário comercial. Portanto, não se iluda com aquela história de turnos flexíveis, trabalhar de madrugada, etc”, recomenda Rafael.
8. Finalize o expediente
Algumas pessoas têm reclamado do tédio da quarentena. O problema é querer preencher o tempo ocioso com… mais trabalho! Calma, que nem só de labuta se vive. “Bata o ponto (metaforicamente, claro) na hora marcada e desconecte-se. E-mails e tarefas pendentes ficam para o próximo dia útil”, indica o jornalista.
9. Agende
Não aguentou a ansiedade e resolveu checar os e-mails fora do horário comercial? Vários serviços têm a opção de agendar o envio das mensagens para uma hora específica. Caso você precise dar algum retorno, programe a resposta para ser disparada no dia seguinte, em horário comercial.
10. Aproveite
Trabalhar em casa pode parecer estranho no início, mas há vantagens. “Você poupa o tempo do trânsito, não tem que se arrumar tanto e, principalmente, garante o isolamento social, importantíssimo para conter a pandemia”, finaliza.
Para mais dicas sobre trabalho remoto e afins, Raymundo sugere o site Adoro Home Office.