Como escolher a formação de músicos pra cerimônia com Jonh Violinista
Música 8 fev - 2022
Quer dizer que você marcou a data do casamento, escolheu Jonh Violinista para conduzir as músicas do seu grande dia… mas depois de receber o orçamento com tantas opções de músicos ficou confuso(a)? Então esse post vai te ajudar!
A formação musical ideal para o seu casamento, ou seja, o conjunto de instrumentos musicais que irão marcar presença no grande dia, primeiramente depende do gosto musical dos noivos. Esse é o fator mais importante e deve nortear todos os demais fatores que serão expostos abaixo. Se o casal sonhou em sua entrada ao som do violino, por exemplo, este instrumento, portanto, já estará definido dentro da formação musical. Além do gosto musical, a escolha da formação depende de alguns fatores os quais podemos listar a seguir:
1) Capacidade de investimento
2) Dimensão do casamento
3) Repertório escolhido
Vamos destrinchar cada um desses fatores para que você consiga tomar a decisão mais adequada para a realização do seu sonho.
Capacidade de investimento
Muitos pensam que o repertório define a formação musical, porém a grande verdade é que não adianta dizer que uma Marcha Nupcial escrita para uma orquestra com 60 músicos seria algo razoável em uma cerimônia de casamento, por vários motivos que nem é preciso elencar aqui. Portanto, em primeiro lugar a formação musical ideal é aquela que os nubentes podem investir, dado que para bons músicos, praticamente qualquer música pode ser adaptada para uma apresentação com dois ou mais instrumentos (ou até um instrumento, já que a tecnologia permite apresentações em que um único músico solista utiliza um playback da canção original). É importante destacar, entretanto, que a escolha da formação musical influenciará diretamente a experiência dos ouvintes: quanto mais instrumentos mais rica harmonicamente serão as músicas do seu casamento e mais liberdade criativa os músicos terão, dando a eles mais ferramentas para lidar com imprevistos. Portanto a moral da história é: quanto maior a formação musical que você puder investir, melhor será o resultado.
Dimensão do casamento
O número de convidados e o tamanho do espaço também influenciam na formação musical. Se o casamento é do tipo elopment ou mini wedding, que variam de 2 a 20 participantes, talvez a melhor opção seja um duo. Se o casamento é para 100 ou mais convidados, e o local possui espaço suficiente, é possível pensar em trios, quartetos ou quintetos. Respeitar a dimensão do casamento fará com que a sua formação musical seja coerente com sua festa.
Repertório escolhido
Esse é um dos fatores mais importantes. O repertório compõe as músicas do seu casamento, e cada música tem um estilo próprio, que por sua vez tem características próprias. Por exemplo, o forró e o samba possuem ritmo marcante, dançante… músicas românticas costumam ser mais lentas, combinando com instrumentos de timbre mais suave. Como dito em linhas anteriores praticamente qualquer música pode ser adaptada para uma formação musical diferente da original, porém é necessário que a empresa musical entenda o desejo dos noivos, que eles realmente desejam sentir com as músicas, para que a formação musical mais adequada seja escolhida.
Assim, fica evidente que na hora de escolher a formação musical para o seu casamento é necessário levar em consideração os elementos acima abordados buscando um equilíbrio entre eles, além de, é claro, contar com a orientação de uma empresa musical experiente e comprometida com os sonhos dos casais, para que a melhor decisão seja tomada.
Feedbacks: https://www.casamentos.com.br/musica-de-casamento/jonh-violinista-&-grupo-liron–e347576
Mais informações:
JONATHAS VIOLINISTA
@jonhviolinista
(71) 9.8848-8540