Casamento Sustentável: 5 dicas que fogem do óbvio
Dicas 23 jul - 2025
Reduzir o impacto ambiental em festas vai muito além de evitar o uso de canudos plásticos
Quando se fala em casamentos sustentáveis, é comum pensar logo na eliminação de canudos de plástico ou na escolha de lembrancinhas mais conscientes. Mas há uma série de medidas que podem ser adotadas — e que a maioria dos casais nem imagina.
Confira algumas ideias para fazer um casamento mais sustentável:
Compostagem em festas de casamento
Você sabia que uma festa de casamento pode gerar até 182 kg de lixo? O dado é do livro The Green Bride Guide, de Kate L. Harrison. Se considerarmos que, em 2023, foram realizados 57.542 casamentos no Paraná (dados da Arpen-PR), esse número pode ultrapassar 10 mil toneladas de resíduos por ano. O que muita gente nem imagina é que boa parte desse lixo é composta por restos de alimentos, que, normalmente, são encaminhados para aterros sanitários.
Nesses locais, a decomposição desse material gera gás metano, extremamente prejudicial à atmosfera e com alto potencial de aquecimento global.
Uma solução eficaz para reduzir essas emissões é a compostagem — um processo biológico em que microrganismos, como bactérias e fungos, decompõem a matéria orgânica (como restos de comida, folhas e galhos), transformando-a em um material rico em nutrientes chamado composto orgânico — um tipo de adubo natural.
A compostagem reduz o volume de lixo enviado aos aterros, diminui a emissão de gases de efeito estufa e ainda gera um produto que pode ser utilizado para melhorar o solo em jardins, hortas e plantações.
Arranjos sem espuma floral
A espuma floral é um material comumente utilizado para dar sustentação às flores em arranjos decorativos. No entanto, ela é produzida a partir de poliuretano fenólico, um tipo de plástico derivado do petróleo. Esse material não se decompõe naturalmente no meio ambiente, acumulando-se no solo e nos cursos d’água.
Além disso, ao ser manuseada ou descartada, a espuma floral se fragmenta facilmente em micropartículas, que podem acabar em rios e oceanos, contribuindo para a poluição por microplásticos, prejudicando a fauna aquática e entrando na cadeia alimentar.
Redução do descarte de lixo
Evitar o uso de forminhas nos doces;
Substituir os canudos de plástico por alternativas mais sustentáveis;
Distribuir minibuquês de flores para os convidados ao final da festa;
Se optar por papelaria física, priorizar papéis reciclados ou com certificação FSC;
Dar preferência a lembrancinhas que não vão parar no lixo, como mudinhas de plantas, temperos, biscoitos artesanais, ecobags ou docinhos.
Priorizar buffets com ingredientes locais
Você já parou para pensar de onde vem a comida que será servida no buffet do seu casamento? Normalmente, esse é um tópico sobre o qual não refletimos muito — ou simplesmente assumimos que vem do supermercado mais próximo. Mas, na verdade, muitas vezes esquecemos de considerar que o tomate à venda na grande rede pode ter vindo de outro estado, por exemplo. Consequentemente, isso pode acarretar uma grande quantidade de emissões de CO₂ na atmosfera. E se aquele tomatinho, que faz a entradinha perfeita, viesse diretamente de um produtor local para o buffet? Além de chegar mais fresquinho, certamente geraria menos emissões de CO₂, além de estimular a economia local.
Gostou das dicas? Qual dessas ações você colocaria em prática no seu casamento?