Porque maio é considerado mês das noivas?
Curiosidades 11 abr - 2018
Como sabemos, maio é o mês das noivas e dos casamentos, certo? Ahm, talvez não. A depender do local em que essa pergunta for feita, as repostas podem variar com base na cultura local, regional ou da federação. Como assim?
Uma tradição trazida dos países do hemisfério norte, congratularam maio como o mês das noivas. Mas até chegar aqui, muitos significados permearam esse mês. Primariamente, no hemisfério norte, maio marca a chegada da primavera, das flores e das cores. É época de florescer e cativar suas sementes para colher.
Como já vimos, as flores começaram a ser usadas pelas noivas, na Idade Média, para disfarçar o odor do povo europeu, que tinham e tem costumes higiênicos diferentes dos nossos. A junção das flores com a imagem das noivas e mulheres vem sendo costurada século após século, até trazer resultados como a ligação da feminilidade, flores e mulheres ao casamento. Assim, com a colheita das flores, essa época passou a ser proveitosa para aqueles que estavam a se casar. As festas tinham a decoração mais natural, linda, vibrante, feminina e barata.
Mas e em outros lugares, o que acontece?
Como vocês sabem, ou devem saber, o nome de cada mês homenageia uma personalidade ou um deus da antiguidade. Juno, conhecido no masculino por Junho, é o mês dedicado à deusa Juno que cuidara das mulheres e dos casamentos. Na Inglaterra, muito casais preferem se casar nessa época, debaixo da crença e do ar romântico.
Mas realmente há um mês para casamento? Bom, se você está pensando em economia e custoXbenefício, a primeira dica é correr atrás de um bom planejamento e fornecedores empáticos. Outra dica é pensar no início do ano como uma boa válvula de escape. Lembre-se que em dezembro temos o 13º salário e que em janeiro o indíce de endividados cresce, assim como as promoções.
E então, partiu casar? Na terra, no céu, no mar, em qualquer mês ou em qualquer lugar?!