O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DAR ADEUS A ACNE E A OLEOSIDADE
Beleza da Noiva 15 dez - 2016
Ter a pele saudável é o sonho de todo mundo, né? E num dia importante como o casamento, tudo tem que estar mais perfeito ainda. Pensando nisso, resolvemos consultar a especialista da Clínica de Osmilto Brandão, a dermatologista Marina Horne, para tirarmos as principais dúvidas que temos sobre acne e oleosidade. Vamos lá?
Afinal, o que é acne?
A acne é formada pela combinação de quatro fatores:
- Produção de sebo pela glândula sebácea;
- Descamação das células mortas da epiderme em excesso, o que faz com que o sebo não seja drenado;
- Inflamação, como resultado do acúmulo da pele descamada e do sebo;
- Desenvolvimento de uma bactéria chamado propionium bacterium acnes, que gera o pus na acne e aumenta a inflamação.
Ao contrário do que muita gente pensa, acne não é tudo igual. Existem três tipos: a acne comedogênica, que são apenas os comedões, ou seja, os cravos; a acne papulo inflamatória, nas quais já tem a formação daqueles pontinhos vermelhos, que podem ter pus ou não; e a acne nodulocistica, na qual há a formação de nódulos e cistos.
Limpeza de pele e cremes
As opções de tratamento variam de acordo com cada tipo. Para a acne comedogênica, o mais recomendado é a limpeza de pele e o uso de ácidos retinoicos, que vão melhorar a descamação superficial da pele, facilitando assim a eliminação do sebo. Para a acne papulo inflamatória, normalmente são indicados o uso de cremes a base de ácido retinoico, de perióxido de benzoila e de antibióticos. Em alguns casos, antibióticos via oral também são utilizados, em tratamentos que duram cerca de quatro meses.
Roacutan e Laser
Tanto para a acne papulo inflamatória mais grave e resistente, quanto para a nodulocistica, existe a opção de administrar Isotretinoína oral (Roacutan). “Esse remédio só pode ser prescrito por dermatologistas e necessita de extrema cautela no uso”, explica a especialista. Tanto para aqueles que querem ver o resultado de forma mais rápida quanto para os que não querem ou não podem fazer uso de Roacutan, existem os tratamentos a laser. “O laser profile – o photorevelation – age matando as bactérias, melhorando a inflamação da acne”, pontua Marina. O tratamento pode variar de uma a seis sessões, com intervalos de uma semana a 21 dias.
E quando a pele é muito oleosa, o que fazer?
A pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva das glândulas sebáceas que produzem o sebo da pele. “Todas as pessoas possuem essas glândulas, mas algumas tem produção acima do que é necessário para a sua função na pele”, pontua a dermatologista.
“Se já existe a tendência à oleosidade na pele, o melhor a fazer é usar produtos que sejam adstringentes e lavar o rosto com sabonetes adequados ao tipo de pele, além de evitar o uso de hidratantes, visto que a pessoa já possui a hidratação garantida”, ressalta Marina. Além dos produtos já citados, outra recomendação para combater a oleosidade é o peeling, procedimento estético que promove a descamação e a posterior renovação celular.
Dicas que valem muito!
Como você já deve saber, hábitos saudáveis são a chave para que tanto a acne quanto a oleosidade não se tornem suas inimigas. Aqui vão aquelas dicas de sempre, mas que não custa repetir:
– Sempre retire a maquiagem antes de dormir;
– Mantenha a dieta saudável com a ingestão diária de frutas e verduras;
– Hidratação, sempre! A água é sua melhor amiga;
– Fique atenta ao seu tipo de pele para evitar o uso de produtos que podem lhe prejudicar.
Mais informações: www.clinicaosmiltobrandao.com.br