Nova pousada em Búzios aposta em estilo que remete a vilas mediterrânea
Destination Wedding 20 set - 2016
RIO – Milou e Lampião, dois gatos malhados, tiram um cochilo esparramados sobre sofás. Brigitte Bardot é eternizada numa foto em preto e branco escovando os dentes. Uma coleção de pratos trazidos da Sicília enfeitam uma estante de estilo provençal ao lado de conchas garimpadas numa feira no Sul da França. Três painéis de vidro grudados numa parede filtram raios de sol, dando colorido ao ambiente em questão: a recepção do Hotel Vila da Santa, que acaba de abrir as portas em Búzios. Funcionária da casa, Cynthia Salomão recebe os hóspedes com uma taça de “água da alegria”, aromatizada com limão e alecrim. O nome da bebida, a empresária Bettina d’Archemont, dona da pousada e da loja carioca Secrets de Famille, explica:
— Nos anos 1300, a rainha da Hungria estava triste, pois não conseguia engravidar. Aí, recebeu a visita de um monge que preparou o chá da alegria e tudo melhorou. Fizemos uma adaptação nesse clima.
Todos os cantos da pousada na Praia dos Ossos, cujo estilo é inspirado nas vilas mediterrâneas (a Grécia é referência), têm histórias para contar. A recepção, nos anos 1940, foi uma casinha de pescadores. O piso de todo estabelecimento é uma réplica de um castelo francês. A louça dos banheiros é da mesma empresa que fez a Casa Branca. A porta do restaurante é de uma fazenda em Minas que pertenceu a Juscelino Kubitschek. Uma estátua de mármore carrara no pátio central, reza a lenda, foi esculpida por um aluno de Da Vinci. Peças garimpadas em feiras de antiguidades e leilões mundo afora (todas à venda) compõem a decoração, assinada por Edgard Octávio. Para compor, tem a brisa da praia.
Para chegar aos 19 quartos (diária a partir de R$ 750), bem diferentes um do outro, caminha-se por um labirinto projetado por Sandra e Ana Gnatalli. Em comum, os cômodos são decorados com arranjos de flores (rosas, lótus, buganvílias) bolados por Erasto Eiras. O terreno gira em torno de uma aroeira, preservada na obra. Ao lado da árvore, está uma piscina com chão de pedra galvanizada, que parece um poço natural.
— A proposta é que o hóspede faça um caminho agradável por ruelas, como se estivesse numa vila — diz Sandra.
Não visitar a suíte de núpcias é, digamos, perder a viagem. Cama com dossel e vista para o mar; biombo que separa o móvel de uma banheira; e sacada para tomar espumante antes do casório são os highlights. Não por acaso, o hotel é vizinho à Igreja de Sant’Ana — a deixa para que matrimônios sejam realizados lá.
— Queremos reativar a igrejinha e a vida cultural da pracinha em frente ao hotel — propõe Bettina.
Matéria: http://oglobo.globo.com/ela/decoracao/nova-pousada-em-buzios-aposta-em-estilo-que-remete-vilas-mediterraneas-20127781?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar