Música e emoção: saiba como escolher o repertório do seu casamento
Música 27 dez - 2019
Por mais que funcione como plano de fundo em eventos, a música é um elemento importantíssimo quando o assunto é casamento. O poder da trilha sonora, seja na cerimônia ou na festa, vai além de deixar os ambientes no clima ideal para cada casal no grande dia – é responsável também por acompanhar sentimentos, situações e despertar emoções.
Levando isso em conta, faz parte do planejamento do casamento passar um tempo planejando um menu musical que esteja de acordo com as expectativas do casal – afinal, gostos são muito pessoais. Mas, para que a trilha sonora assuma um papel importante não só nas memórias futuras dos noivinhos e noivinhas como dos convidados, o equilíbrio é fundamental.
“O repertório de um casamento é todo feito sob medida para aquele momento e para cada casal. Por isso, no momento no qual o casal me escolhe para fazer a trilha sonora do casamentro deles, a gente já começa um diálogo. Eu sempre gosto de escutar primeiro os noivos antes de sugerir. Importante que eles pensem no estilo musical que eles curtem, os artistas, as playlists. Nada é quadrado. Qualquer música pode ser personalizada para o casamento”, garante a cantora Eva Cavalcante, que participou de um bate-papo com o Projeto Noivinha na Casa Cloc, no bairro Dois de Julho, em Salvador.
O mais importante é que essas músicas façam parte da história do casal, indica a artista. “É uma construção: preciso entender a história dos noivos, quais músicas marcaram a relação deles, como eles imaginam que ela seja executada, etc”, explica
Com mais de 20 anos de estrada, Eva faz parte do universo de casamentos desde 2016. Ela já foi cantora e backing vocal de grupos de axé, forró, pop, country e MPB. Atualmente, ela faz parte do coletivo musical Confraria da Música, ao lado de Álvaro Pinho, Alex Góes e Rafa Chaves.
“Já fiz todo tipo de evento – desde Carnaval a evento corporativo. Cantar em casamento é uma responsabilidade muito grande. Isso porque é um momento muito íntimo não só para os dois que estão entrando, mas para toda família e convidados. O momento está sendo registrado por todo mundo, inclusive no HD dos noivinhos. É muito bonito ver todo mundo entrar no clima com as canções”, comenta Eva, que toca violão desde os 13 anos, quando se apaixonou pela música.
Entre as faixas mais pedidas pelos casais nos últimos tempos, a artista cita três: A Thousand Years, de Christina Perri, que já virou uma espécie de hino dos casamentos modernos; Is This Love, de Bob Marley; e, entre as nacionais, Pra Você Guardei o Amor, de Nando Reis.
Apesar de muitos noivos apostarem em músicas mais novas, com estilo prório, duas nunca saem de moda, garante Eva. “Ave Maria é muito pedida para o momento de troca de alianças e a marcha nupcial, mesmo que seja misturada com uma outra canção na sequência. O momento da entrada da noiva, no qual a porta se abre e toca uma música, é um dos mais emocionantes”, conta.
Levando em conta o bate-papo com Eva e nossa expertise no assunto, trazemos dicas sobre o assunto.
Quantas músicas escolher?
Não existe uma resposta exata, pois nem todas as cerimônias são exatamente iguais, referente a quantidade de entradas, quantidade de momentos, etc. O número de músicas depende muito da proposta do casamento. Vai depender principalmente da quantidade de etapas pelas quais a cerimônia vai passar.
Então basta juntar o roteiro da cerimônia e o gosto musical dos casais. O importante é ter um planejamento sobre o item. Se sua festa for ter músicas mais lentas e tocantes, o ideal é contratar um coral, por exemplo.
Não sabe por onde começar sua trilha sonora? Respira e tente começar pelas músicas dos momentos relevantes. Veja o roteiro de músicas que separamos abaixo.
Roteiro de músicas para seu grande dia
1) Entrada dos Pais e Padrinhos
2) Entrada do Noivo
3) Entrada da Noiva
4) Entrada das Alianças
5) Benção das Alianças
6) Cumprimentos
7) Saída