Mesa Posta: preciso da cerâmica portuguesa?
Buffet e Decoração 3 ago - 2018
Não é raro encontrar homens e mulheres que sentem muita vontade de preparar uma linda decoração para receber convidados, ou até mesmo para sentar e comer. Mas muitas vezes isso não ocorre por insegurança ou pela pessoa se considerar “um desastre com esse negócio de decoração”.
Não, você não é o único.
Erol Ahmed – Unsplash
Não se pode encontrar o início dessa arte, organizar o elemento que vai à mesa de forma a receber bem quem se senta e o alimento a ser servido. “Pôr a mesa” está além da ordem dos talheres ou dos copos a serem utilizados. Inclusive, muitas pessoas não tem um arsenal muito grande em casa, às vezes um jogo completo para ocasiões especiais e peças soltas que utilizam em ocasiões rotineiras.
Isso não é crime, leve em consideração que muuuitas pessoas moram sozinhas ou, pensando no casal, têm uma família pequena composta por dois ou três membros.
Photo by pan xiaozhen on Unsplash
Pensando nesse tema que é interessante e um certo monstrinho do dia-a-dia, decidimos escrever sobre ele. Vamos conversar sobre ideias, sobre o que é real e o que está perto de nós. Que tal começar por uma grande questão:
Quando pôr a mesa?
Essa é uma pergunta que você precisa responder.
Organizar a mesa não é um atributo de luxo, não é algo que deve ser feito apenas para a visita, mas sim, primeiramente, para quem é de casa. Temos uma cultura muito engraçado de esbanjar sofisticação e beleza para os outros, como se quem estivesse da porta de nossas casas para fora fossem de maior prestígio do que quem está dentro, mas observe, qualquer detalhe só é diferente se for verdadeiro.
A mesa do café, almoço, janta ou lanches pode ser formatada de acordo com a necessidade dos itens a serem utilizados. Desde canecas às taças tudo pode ser adaptado.
Se não for tomar muito seu tempo, pense e faça o ritual sempre que possível. E lembre-se: pôr a mesa não é uma tarefa exclusivamente feminina. Esposos, irmãos, pais e crianças podem e devem ajudar essa é uma tarefa gostosa e muito criativa.
Adam Jaime – Unsplash
Quanto vou gastar?
Quando o assunto chega ao nosso bolso, bem, as coisas começam a nos fazer rir de nervoso.
Demos uma parada e fomos pesquisar sobre itens para um mesa posta, os itens variam de R$6,90(Guardanapo de tecido | cada) ao infinito(itens mais rebuscados). Para ter itens bonitos você não precisa comprar as coisas mais cara, às vezes em loja de departamento você pode encontrar peças bonitas e trabalhadas em vários lugares. Mas preze pela relação de custo e benefício, pelo bom gosto e utilidade.
Há lojas que bem características da parte de decoração como a Etna, Camicado, Tok&Stok entre outras, mas há também a Americanas, Lebiscuit e as lojas de bairro cheias de promoções imperdíveis. Além de empoderada, a palavra do século também pode ser “garimpar”!
Das casas mais humildes às casas mais ornamentadas, não há limites para a criatividade. Lembre-se, comprar tudo pronto pode ser legal, mas fazer com as suas mãos dá aquele orgulho não é?!
Rachel Park – Unsplash
Como montar?
Poucas coisas úteis na vida vêm com um manual realmente prático e útil, na maioria das vezes aprendemos no erro e acerto a nos virar.
O Blog Casa e Construção listou regras simples a serem seguidas na montagem da mesa. É um compilado bem pequeno sobre posição e regras na mesa. Confere:
1 -A louça deve seguir uma ordem pré-estabelecida. Os pratos menores – para a entrada – ficam sobrepostos aos maiores – para a refeição principal. Os pratos para sobremesa são colocados após o almoço ou jantar ser finalizado por todos. Conforme a louça for sendo utilizada e caso a pessoa não for mais precisar dela, é necessário tirar para não sobrecarregar a mesa.
2 -Os talheres também têm certas regras: garfos do lado esquerdo e facas ficam do lado direito do prato, sempre com o corte virado para dentro. Isso vale tanto para o café, quanto para o almoço e jantar. As colheres de sobremesa ou para o café podem ficar no lado superior do prato. A usada para sopas, fica ao lado da faca. Os talheres devem ser colocados de dentro para fora conforme o cardápio. Ou seja, se o primeiro prato for salada, coloque os talheres de salada de acordo com sua utilização ao longo da refeição. Resumindo: você colocará, normalmente, da esquerda para a direita, o garfo de entrada, garfo principal, prato, faca principal e faca de entrada. No caso de ser servido marisco no menu, o garfo de ostras deverá colocado ao lado direito das colheres.
Confira a matéria com as 57 dicas clicando aqui.
Além dessas dicas, nós fizemos um apanhado com alguns modelos que consideramos versáteis e personalizados para você.
10 Era um vestido de bolinha rosê
Inspiração para você que gosta de artigos mimosos. Tons nudes e peças manuais. Detalhe para o crochê.
Guardanapo à venda, clica aqui.
9 Minimalismo em espaço aberto é o que temos para hoje – Decor Fácil
8 Contraste – Viviane Tabalipa caprichou e acertou nos tons que trazem contraste.
7 – Homem ao mar
Fonte
6 – Natureza na mesa – Pinterest
5 – Elegância também – Pinterest
4 – Criatividade – Pinterest
fonte
3 Azul da cor do mar – Casa e Decoração
2 O quadrado nunca foi tão redondo
fonte
1 O detalhe só é diferente se for verdadeiro
Você não precisa gastar muito para ter algo bem feito. Precisa de conhecimento e criatividade. Vá além.
Em 2017, a Revista Casa e Jardim online, afiliada ao grupo Globo, construiu uma matéria muito interessante abordando 15 ideias de mesa posta. Nela podemos encontrar exemplos rústicos, para o ar livre, para ocasiões mais formais, ideias que podem ser aplicadas para um bom leitor e observador como vocês são. Consulte a matéria completa clicando aqui e divirta-se!
Não esquece que no dia 18 estaremos em um evento super especial: 1º Workshop para noivas e casadas! Um dos temas abordados é mesa posta. Acesse o nosso perfil e saiba como se inscrever, ainda estamos com algumas inscrições promocionais. Corre!