Casamento na pandemia: ‘Esse é o momento de se aprofundar nas referências’, recomenda decoradora
Buffet 8 maio - 2020
Com a pandemia do novo coronavírus, responsável pela covid-19, muitos casais estão tendo que adiar a tão sonhada cerimônia de casamento por alguns meses. Mas o adiamento da festa não é sinônimo de parar de pensar na comemoração. Muito pelo contrário: a maior parte dos especialistas que o Projeto Noivinha conversou nos últimos dias acredita que esse é o momento para os pombinhos se aprofundarem nas pesquisas e decidirem os detalhes da festa juntos.
A decoradora Roberta Cilento, sócia da Brindisi Produções e Eventos, acredita que esse é o momento dos casais se alinharem entre si e com profissionais como assessores e decoradores para que o evento seja o mais personalizado possível, com elementos que reflitam a história deles. “Cada evento, independente de ser clássico ou garden, por exemplo, é único. E a personalização é o melhor caminho para que a festa tenha o perfil do casal. Eu sempre oriento as noivas para que, antes da primeira reunião de projeto – seja essa presencial ou online – façam uma pesquisa sempre”, indica ela.
Especializada em decorações e buffets, a Brindisi, inclusive, desenvolve projetos únicos para os casais. A empresa, que está localizada na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, acompanha os casais de perto e cuida de toda organização, da decoração ao cardápio, para que clientes e convidados tenham momentos inesquecíveis.
Pensando isso, Roberta, que voltou para Bahia e abriu a Brindisi após passar cinco anos morando em Roma, pede ao casal que busque o máximo de referências para o seu casamento, incluindo fotos de inspirações gerais e de detalhes do que imaginam para o evento.
“Aproveitem muito esse tempo para pesquisar e clarear essas ideias. Antigamente, quando eu começava uma reunião de projeto sem pedir para que fizessem essa seleção de fotos, as noivas chegavam perdidas, com mil ideias. Queriam tudo e ao mesmo tempo nada… Uma coisa não se conectava com a outra. É muito importante que aproveitem esse tempo de quarentena para pesquisar as inspirações de decorações que realmente gostam e para deixar muito claro o que querem”, recomenda a especialista, que é formada em Turismo e Hotelaria e sempre foi apaixonada por decoração e eventos.
Ou seja, antes mesmo da primeira reunião com os decoradores, os casais devem buscar responder o máximo de perguntas possíveis sobre a festa de casamento. Separe a caneta e/ou prepare o bloco de notas do celular e anote algumas delas: Qual seu estilo de cerimônia? Qual estilo de móveis que querem? Qual estilo de peças gostam? Prefere vidro, cristal, cobre, ferro? Quer porcelanas? Se sim, prefere mais clássicas ou atuais? Qual estilo de bandejas que preferem em uma mesa de doces? Qual a cor dos tapetes? O que imaginam no estilo e cores das cadeiras? Qual o estilo do aparador da cerimônia? Qual é o gazebo? Qual é o arco? Qual a paleta e tonalidade das forminhas que desejo?
“Lógico que as noivas não vão conseguir definir sozinhas tudo isso, mas quando elas vêm com essas ideias – de parte do mobiliário, peças, tonalidade de tapete, estilo de aéreos que a gente pode ou não usar – mais claras, a construção disso é muito mais produtiva e mais segura, no sentido de entregarmos o que elas querem”, garante a sócia da Brindisi, que leva como propósito de vida realizar projetos únicos, originais e personalizados com detalhes pensados para atender os desejos individuais de cada casal.
Nesse processo de pesquisa, a decoradora dá uma dica importante: noivinhos e noivinhas não devem pesquisar a parte floral em sites internacionais. Isso porque as paletas que são oferecidas fora do país nem sempre estão disponíveis por aqui.
A especialista diz ainda que, quando os casais chegam sem essas ideias e respostas muito claras, a margem de erro é enorme. “Muitos não têm tempo de aprofundar a pesquisa na correria do dia-a-dia. E, às vezes, as pesquisas que fazem antes de ir em um decorador são um pouco rasas. O ideal é que o casal já esteja com as ideias mais ou menos direcionadas no momento que forem num decorador pra fechar um contrato e começar a construção do projeto. É o momento de se aprofundar e ter mais certeza do que se quer”, acredita a empresária.
Personalização
Ao estarem mais seguros do que vão pedir os profissionais poderão desenvolver uma identidade visual mais sofisticada e personalizada. “O decorador vai conduzir essas ideias, da melhor maneira possível, fazendo as coisas se encaixarem”, resume Roberta.
E, quando o assunto é colocar sonhos em prática, a Brindisi está bem preparada. A empresa de decoração e buffet possui uma oficina interna que funciona como uma espécie de ateliê, no qual Roberta e sua equipe fazem objetos e itens únicos.
“Com as redes sociais, hoje não faltam inspirações e ideias legais que podem ser colocadas em prática. Na oficina da empresa, muitas ideias eu consigo reproduzir porque eu posso criar e transformar de acordo com os projetos. Coisas que às vezes as noivas acham impossíveis nós conseguimos fazer. Peças, móveis, arranjos aéreos, etc. A cor, o estilo…Tudo pode se transformar!”, resume.
Como exemplo das transformações que os decoradores podem fazer nos ambientes, Roberta cita os tecidos escuros nos ambientes. “Em Salvador, existe um costume de usar tecidos claros nas forrações de tecido das paredes. Sempre usam pérola, dourado, branco. As noivas são muito resistentes a tecidos escuros, que são usados pelos melhores decoradores do mundo, justamente por darem um efeito absurdo na decoração, porque o que realmente aparece é o que está centralizado. A gente camufla as laterais com tecido escuro e um profissional de iluminação dá um resultado ainda melhor nas paredes com tecidos escuros do que com claros. Quando levanto essa questão, muitas são resistentes até eu provar, por foto, o efeito disso”, explica.
Outro exemplo de personalização nas cerimônias está nas lembranças, levando em consideração que muitas noivas querem colocar bem-casado e sequer pensam em outras possibilidades. “Que tal um brownie, uma palha italiana ou um aromatizador? Que tal escolher algo que tenha a ver com a história daquele casal específico? Esse é realmente o momento de se aprofundar nessas pesquisas e de criar um evento único para o casal. Se não, o profissional vai acabar fazendo ‘copiou, colou’”, avalia.
Buffet
O mesmo processo de pesquisa deve ser feito para o cardápio da festa. “O que meu público aprovaria?”, o casal deve se questionar.
De acordo com Roberta, para a mesa de doces ser um sucesso, o casal precisa de duas coisas: muito sabor e apresentação. “Aquela velha história de que comemos com os olhos, é verdade. Por isso, se seus doces estiverem lindos e com um sabor irresistível não tem decoração que fique feia”, argumenta.
Um dos grandes destaques da festa, o bolo de casamento também ajuda a decoração ainda mais encantadora. “Desde os modelos mais simples e tradicionais aos mais elaborados, ele merece atenção especial dos noivos, não só na escolha do design, mas principalmente do sabor”, pontua.
Confira alguns casamentos feitos pela Brindisi
Casamento clássico:
O casamento clássico é caracterizado pela sua elegância. Não são festas conhecidas por ter uma decoração estruturada, mas pela delicadeza e requinte. É um ambiente em que prevalece a sofisticação. O clássico também abrange o estilo de festa simples com muita eficácia. Dá para impressionar tanto quanto qualquer outra festa.
A base da decoração clássica são as cores brancas com combinações suaves e tons pastéis. Muitos casais também optam por misturar o estilo clássico com o romântico, deixando a decoração repleta de flores e delicadeza.
Rústico:
Nesta decoração rústica a Brindisi criou um contraste dos nichos com os objetos e folhagens, uma ideia diferente que compõe o ambiente de forma personalizada e moderna. As luzes também trouxeram um toque intimista para a decoração.
Mais referências rústicas:
Cerimônia ao ar livre, clean e super romântica:
Praia:
Garden:
Como está funcionando o atendimento na pandemia?
Os clientes antigos, que já estavam fechados com a empresa, estão sendo atendidos por vídeo, através de reuniões agendadas com cada cliente. “Nesses encontros, a gente está apresentando os projetos que já estão prontos para aprovação deles”, explica Roberta.
Segundo ela, como o acervo da empresa é todo exposto em prateleiras por seções, está sendo mais fácil. “Quando falo do item, eu posso mostrar em vídeo a peça específica pro cliente. A gente tem um outro facilitador. Depois de uma reunião de projeto com o cliente, onde ele traz fotos de inspiração daquilo que ele quer, a gente faz uma série de análises dessas fotos e das respostas, e começa a desenvolver o projeto. Esse projeto é alimentado em um sistema que eu fiz fora de Salvador há um ano. Nele, eu bloqueio o móvel e a peça específica para cada local do evento”, conta.
Através desse sistema, a decoradora pode apresentar a foto da mesa de doces que está usando, dentre outros elementos como os vasos da mesa, as bandejas, o tapete, etc. “Isso nos dá um norte muito legal e mostra um panorama do visual pra cliente. Porque ela consegue ver tanto o mobiliário quanto as peças em cada pedaço do evento dela. Nessa quarentena, então, a gente está adiantando todos esses repasses e fazendo alterações”, explica a sócia da Brindisi.
A empresa também está fechando novos contratos através de reuniões online. “Fazemos todo esse procedimento com clientes novos também. Eles entregam as fotos de referência por e-mail antes da data da primeira reunião e eu estudo as fotos junto com florista e toda a produção. A gente agenda logo após uma videochamada para fazer a análise dessas fotos, conversar um pouco, perguntar algumas coisas que não ficaram claras, sugerir outras… E, posteriormente, tem a apresentação do layout do projeto por vídeo”, acrescenta.
Os funcionários estão trabalhando em home office e acessam todos os arquivos e sistema através da nuvem. “O fato do trabalho não ser presencial deixa o trabalho diferente, mas não impossibilita nada”, finaliza.
Mais informações
Brindisi Produções e Eventos
Instagram: @brindisibuffetedecoracao
?71 3508 9035 ?71 9351 9991
✉️ atendimento@brindisieventos.com.br